Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Armadores nacionais firmam compromisso com o Governo para entrar na empresa Cabo Verde Inter-ilhas (c/áudio)

Mindelo, 18 Fev (Inforpress) – Um grupo de nove armadores nacionais rubricou hoje com Governo, no Mindelo, o acordo para a sua entrada no capital social da futura empresa Cabo Verde Inter-ilhas, assumindo 49 por cento (%) do seu capital social.

“Este é um acordo histórico, pois selamos hoje um compromisso com os armadores nacionais para darmos ao País uma solução optimizada e excelente em matéria de transportes marítimos”, declarou o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, momentos após a assinatura do documento.

São nove as empresas que entram na Cabo Verde Inter-ilhas, e cada uma deve realizar um capital social de 2.722 milhões de  escudos: Cabo Verde Fast Ferry, Polaris SA, Adriano Lima, Verdemar, Santa Luzia Salvamento Marítimo, Jô Santos & David, União de Transportes Marítimos, Oceanomade e Aliseu Lda.

Segundo Olavo Correia, o acordo foi a forma que o Governo encontrou para criar uma oportunidade para os investidores nacionais no sector marítimo, tendo destacado o “espírito de abertura” dos mesmos na discussão durante “meses e dias para a construção da solução”.

O também titular da pasta das Finanças chamou a atenção para o facto de o acordo selar também uma “responsabilidade grande” para com as ilhas e os cabo-verdianos, no sentido de se conseguir dar ao País uma solução e uma oportunidade para se criar uma empresa “saudável e sustentável” e “um bom sistema” de transporte entre as ilhas.

“Estamos engajados e confiantes em que estaremos à altura de mudar o estado actual” lançou Olavo Correia, para quem Cabo Verde só conseguirá avançar se forem capazes de “reformar sem medo, mudar o status quo”.

“Se o País continuar assim como está não vai avançar, mas o Governo vai criar as condições para que os privados agarrem as oportunidades e continuar a dinâmica reformista”, concluiu.

Em representação dos armadores, o comandante Luís Viúla referiu que “desde a primeira hora” os armadores nacionais estiveram interessados em contribuir e colaborar na exploração dos navios de cabotagem na ligação das ilhas.

A prova desse interesse, ajuntou a mesma fonte, é o acordo hoje rubricado, resultado de “muitas sessões de trabalho e discussão de questões relevantes” para a vida das empresas nacionais de navegação marítima.

“Hoje chegamos a um acordo porque o clima de negócio melhorou entre as partes, pelo que após muita discussão os armadores decidiram entrar no negócio por unanimidade”, concretizou a mesma fonte.

A cláusula quatro de um conjunto de oito que enforma o acordo de compromisso indica que todo o pessoal afecto às empresas armadoras poderá ser integrado, “como primeira opção”, na Cabo Verde Inter-ilhas, sendo certo que, relativamente a navios, parte dos activos poderá ser transferido para a nova empresa e o remanescente poderá ser vendido ou abatido.

O acordo para a entrada dos nove armadores nacionais no capital social da futura empresa Cabo Verde Inter-ilhas é mais uma etapa que se cumpre do concurso internacional lançado em Janeiro de 2018 para o serviço público de transporte marítimo inter-ilhas.

O mesmo registou oito concorrentes, passou por duas fases, com reclamações pelo meio, que foram analisadas, e, por isso, demorou mais tempo do que o previsto, de acordo com o Governo.

Na última sexta-feira foi rubricado, na cidade da Praia, o acordo com a empresa portuguesa vencedora do concurso, a Transisular, que detém 51% do capital social.

“Foi tudo de comum acordo e esta é a melhor solução para Cabo Verde, ou seja, trabalhar com uma única entidade a ligar as ilhas e as populações”, sintetizou o secretário de Estado-Adjunto da Economia Marítima, Paulo Veiga, também presente no acto de assinatura do documento.


AA/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos