Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente/AM: Bancada do PAICV propõe pacto em defesa dos interesses da ilha

Mindelo, 13 Mar (Inforpress) – A bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) na Assembleia Municipal (AM) de São Vicente propôs hoje aos eleitos e órgãos locais a constituição de um pacto “em defesa dos superiores interesses” da ilha.

Ao apresentar uma declaração política na manhã de hoje, na abertura da 8ª sessão da 7ª legislatura da AM, o líder da bancada do PAICV, Baltazar Ramos, considerou que chegou a hora de todos os eleitos municipais “unirem esforços” em torno do que que é “essencial” para São Vicente e o seu futuro.

É que, segundo a mesma fonte, prevalece na ilha o sentimento de “perda de relevância” de São Vicente no todo nacional, que decorre, conforme avançou, das “injustas estratégias” que “não valorizam adequadamente” a ilha e da “injusta afectação ou distribuição” dos diversos tipos de recursos nacionais.

Os riscos que a ilha enfrenta, continuou a mesma fonte, “são enormes” e “ameaçam ofuscar tradições brilhantes” em domínios como cultura, ensino, transportes, industria e comércio, resultantes de “políticas centralizadoras” na localização dos órgãos de decisão e da afectação dos recursos nacionais.

Daí, ajuntou, o desafio que lançou no sentido de a Câmara Municipal de São Vicente e a AM consensualizarem um conjunto de investimentos/acções com potencial de “alavancagem económica” e com “inerente impacto social” e que, institucionalmente, se faça a defesa desses investimentos/acções junto do Governo, “com sucesso”.

Assim, o deputado municipal enumerou dez ideias de investimentos/acções, entre elas a projecção e construção de “adequadas instalações” para um campus Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), a construção da Escola do Mar, para servir o país e a região africana, o equipamento do aeroporto Cesária Évora para que possa receber voos nocturnos bem como a extensão da pista.

Incentivos à Cabo Verde Airlines (ex-TACV) para a retoma dos voos de e para São Vicente, construção das instalações da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), no Lazareto, incremento do Parque Industrial do Lazareto e “melhor aproveitamento das ligações marítimas directas com as ilhas do Sal e Boa Vista a partir de São Vicente, são outras linhas de investimentos/acções propostas pelo PAICV.

Baltazar Ramos pediu ainda a aceleração da construção do terminal de cruzeiros e o incentivo ao desenvolvimento das ligações aéreas directas com São Nicolau, uma forma de “incrementar” as potencialidades da designada região do Noroeste.

“Formulamos este convite para a constituição de um pacto em defesa dos superiores interesses de São Vicente porque consideramos ser esta uma via adequada e em linha com o nosso compromisso maior para com o povo da ilha”, concluiu o deputado municipal do PAICV.

Durante a abertura da sessão, tanto o MpD, que suporta a câmara, como a UCID, proferiram, igualmente, declarações políticas, com esta segunda força política a dar conta da preocupação com a situação social da ilha, confrontada com “alta taxa de desemprego jovem”, pelo que a líder da bancada, Isidora Rodrigues, pediu “correcção das políticas” para garantir “melhores condições de vida” às populações.

Da parte do MpD, a declaração da eleita Ana Filomena Soares versou a temática da mulher, no mês a elas dedicada, e em que defendeu o empoderamento da classe por se tratar da “força-motriz” da sociedade, como referiu.

A sessão de hoje, que tem como ponto principal da agenda a apresentação para apreciação dos deputados municipais das actividades e o relatório escrito das actividades do ano anterior da câmara, passa a ter mais um ponto, a pedido da câmara municipal, com a introdução de proposta de deliberação para abertura de concurso público para recrutamento de dez polícias municipais.

Da ordem do dia faz parte ainda a análise de uma proposta da câmara de atribuição do nome do cidadão Nicolau do Rosário a uma das ruas da cidade do Mindelo e a apreciação, para homologação, de uma proposta de delimitação de zonas, lugares e bairros de São Vicente.

A actual Assembleia Municipal de São Vicente é composta por 21 eleitos municipais, sendo 11 do Movimento para a Democracia (MpD), que suporta a câmara, seis da UCID e quatro do PAICV.

AA/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos