São Vicente: Alunos de teatro revelam mazelas sociais do Mindelo com peça em forma de cabaret

Mindelo, 06 Mai (Inforpress) – Os alunos do curso de teatro T18 do Centro Cultural Português do Mindelo apresentam, nos dias 14 e 15 de Maio, o espectáculo “Cabaret Mindelo” que apresenta as mazelas sociais da cidade do Mindelo.

Conforme informações avançadas à Inforpress pelo encenador, Yannick Fortes, também conhecido por Nick Fortes, decidiu encenar uma forma de teatro “pouco usual” em Cabo Verde e que surgiu em França em 1920.

A peça, segundo a mesma fonte, foi inspirada na obra “Gráficos da Cidade e das Coisas”, do escritor Gonçalo M. Tavares e que foi explorado através da linguagem de performance pelos alunos do curso de teatro do Centro Cultural Português do Mindelo (CCPM) e enquadrado no projecto lusófono de teatro juvenil Kcena.

“Eu já estive no projecto como actor e foi uma surpresa receber o convite para ser agora o encenador convidado e com certeza foi um prazer trabalhar no projecto”, assegurou Yannick Fortes, que conta no seu curriculo teatral com passagem pelo curso do CCPM e ainda um mestrado também na área de teatro.

O jovem mindelense de 27 anos, que já tem mais de dez peças encenadas, inclusive com a Companhia sanvicentina 50 Pessoa, agora passou por mais um “desafio” de dirigir este espectáculo, na qual, como disse, somente direccionou os actores que criaram as próprias temáticas e textos.

“Vai ser um espectáculo ao estilo dos cabarés franceses com música e dança e uma mistura de linguagem teatrais, tendo Mindelo como pano de fundo, esta cidade que é muito querida por nós, contudo, com muitos problemas sociais que nos preocupam”, explicou Yannick Fortes, acrescentando que no cenário será criado uma atmosfera mesmo de bares, envolvendo inclusive o público.

O elenco da peça é constituído por 16 actores, que apresentarão a estreia do “Cabaret Mindelo” nos dias 14 e 15 de Maio na Academia Livre das Artes Integradas do Mindelo (ALAIM).

LN/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos