São Vicente: Aldeias SOS promovem conversa sobre cuidados parentais com participação da primeira-dama

Mindelo, 18 Jul (Inforpress) – A delegação de São Vicente das Aldeias SOS de Cabo Verde organiza nesta sexta-feira uma conversa aberta sobre cuidados parentais e responsabilização, com a participação da primeira-dama, Lígia Fonseca, madrinha de honra da instituição.

Este debate, segundo os promotores da iniciativa, pretende abordar sobre as responsabilidades ou cuidados parentais, que integram “um conjunto de poderes-deveres, afectados à prossecução do desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes, pelo qual cabe a cada um dos progenitores, no interesse exclusivo dos filhos, assegurar a educação, sustento, representação legal e a administração dos bens destes”.

Neste sentido, a delegação das Aldeias SOS convidou a primeira-dama e também madrinha de honra da instituição a introduzir de “forma aberta” este “tema tão actual e de suma importância”, que, acreditam, está a prejudicar o normal desenvolvimento de muitas crianças.

Os promotores socorrem a dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que indicam que aspectos como famílias monoparentais (44%), ausência do pai (55%), o fenómeno da irresponsabilidade parental, de entre outros, “afectam o normal crescimento e desenvolvimento de muitas crianças cabo-verdianas”.

Também, segundo a mesma fonte, é “muito importante” discutir esta temática, uma vez que se está em processo de revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente.

A conversa aberta acontece nesta sexta-feira pelas 16:00 no polo da Universidade de Cabo Verde no Mindelo.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos