São Vicente acolhe actividades centrais para celebrar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Mindelo, 14 Nov (Inforpress) – Universidades, centros de juventude e liceus são alguns locais que, de hoje a sexta-feira, 16, acolhem actividades enquadradas nas celebrações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que contam com a participação do músico  Hilário Silva.

O artista é o autor da música oficial da campanha intitulada “Nos tud tem direito” (todos temos direitos, em português).

Para hoje estão previstas a apresentação da campanha na Universidade do Mindelo seguida, à tarde, de uma sessão comunitária no Centro da Juventude da Ribeira de Craquinha.

Na quinta e sexta-feira as actividades vão desenrolar-se no Liceu Ludgero Lima, na Escola Técnica, na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e na Casa do Pescador, na vila piscatória de São Pedro.

A campanha foi lançada no passado mês de Junho, na ilha da Boa Vista, com o financiamento da União Europeia, no âmbito do projecto “Promovendo os direitos humanos e laborais através do GSP+”, e o apoio do Sistema das Nações Unidas.

O objectivo é promover o conhecimento e o debate sobre a história, princípios e artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, estimular a população cabo-verdiana a interiorizar esses princípios no quotidiano e a reconhecer a responsabilidade de todos na promoção e defesa dos direitos humanos.

A campanha, que irá decorrer até Dezembro de 2019, terá uma componente mediática e acções de sensibilização nos estabelecimentos de ensino, comunidades e sectores, sendo que até agora foram realizadas actividades nos concelhos da Boa Vista, Praia, Ribeira Brava e Tarrafal de São Nicolau, São Domingos, Porto Novo, Paul e Ribeira Grande de Santo Antão.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 10 de Dezembro de 1948 e trata-se de um documento que define os 30 direitos básicos de todos os seres humanos em todos os lugares, independentemente de qualquer condição, e está traduzido em mais de 500 línguas.

AA/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos