São Vicente: 13 de Janeiro sem cerimónias oficiais no Mindelo

Mindelo, 13 Jan (Inforpress) – O Dia da Liberdade e da Democracia assinalado hoje, 13 de Janeiro, acontece no Mindelo sem cerimónias oficiais e sem muita movimentação nas ruas da cidade.

A ausência de actividades tem sido sentida desde o início da pandemia e nos últimos dois anos o acto tem passado em branco na segunda maior cidade de Cabo Verde.

Entretanto, diferentemente, na capital do país, Cidade da Praia, a data é assinalada com algumas actividades oficiais.

Entre estas, uma sessão solene na Assembleia Nacional, onde os partidos políticos com assento parlamentar, o presidente da Assembleia Nacional e o Presidente da República irão reflectir sobre este marco histórico que culminou com a realização das primeiras eleições pluripartidárias em Cabo Verde.

O evento contará com a presença de deputados nacionais, membros do Governo, altas autoridades nacionais, representantes do corpo diplomático e organismos internacionais, combatentes da liberdade da pátria, representantes das organizações da sociedade civil e confissões religiosas.

Por outro lado, a Presidência da República também arranca hoje, até dia 20, com a XII Semana da República, que celebra, com um leque de actividades, o Dia da Liberdade e Democracia e o Dia dos Heróis Nacionais, dia 20 de Janeiro.

O 13 de Janeiro, que é feriado nacional, é a data em que, pela primeira vez, em 1991, os cabo-verdianos exerceram o seu direito de voto nas primeiras eleições multipartidárias, após 15 anos em regime de partido único.

As primeiras eleições multipartidárias no arquipélago foram ganhas pelo Movimento para a Democracia (MpD), partido que regressou em 2016 ao poder após 15 anos na oposição e ao qual a data está mais associada.

LN/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos