Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Salvador do Mundo: Presidente da câmara diz ser “imperativo” a resolução definitiva do problema de água (c/áudio)

Achada Igreja, 19 Jul (Inforpress) – O edil salvadorenho considerou hoje ser “imperativo” a resolução definitiva de abastecimento de água que tem afectado as famílias deste município do interior de Santiago e, acima de tudo, uma questão de justiça para com este povo.

O presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, fez esta afirmação hoje, quando discursava na sessão solene da Assembleia Municipal, no âmbito dos 16 anos da criação do município separado em 2005 como uma freguesia do concelho de Santa Catarina.

O chefe do executivo municipal que lembrou que este “desafio claro” vem plasmado na sua plataforma eleitoral e de governação para os próximos tempos, reiterou o seu firme propósito de resolver definitivamente o problema de água quer para o consumo quer para a agricultura.

Quanto a água para a agricultura, mostrou-se satisfeito, tendo em conta, que segundo ele, neste momento, com os investimentos feito pelo Governo os agricultores já começaram a ter água nas suas parcelas.

Já em relação à água para o consumo, Ângelo Vaz admitiu que “a coisa muda de figura”, isto porque, lembrou, São Salvador do Mundo é entre os municípios nacionais aquele que tem menor taxa domiciliária de água.

Não obstante, terem conseguido no primeiro mandato levar água as famílias das localidades de Favela, Jalalo Ramos e Pico Feire, o autarca admitiu que o problema ainda persiste.

Mas, adiantou que o problema de água para o abastecimento vai ser resolvido “brevemente” com a entrada em funcionamento da unidade de dessalinização de Ribeira da Barca que vai ainda abastecer o município de Santa Catarina.

Por outro lado, Ângelo Vaz, que falou de duas fases “bem distintas” do desenvolvimento de São Salvador do Mundo (Picos), referindo-se à governação do PAICV de 2005 a 2016, e a do MpD de 2016 a esta data e sob sua liderança, apontou ganhos nos domínios de descravamento, infra-estruturas desportivas e habitação.

Aliás, segundo ele, estas três áreas são as, cujos problemas estão “muito perto de serem solucionados”.

Entretanto, notou que a governação não se resumiu apenas em essas três áreas, lembrando que os sectores como agricultura, saneamento, empreendedorismo, cultura, educação, ligação de água domiciliária, acção social, e modernização administrativa dos serviços da câmara municipal mereceram também uma “atenção especial”.

Por sua vez, a ministra da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Filomena Gonçalves, que presidiu ao acto, em representação do Governo, começou por felicitar os munícipes e o município pelos seus 16 anos de criação, lembrando que a sua transformação que hoje orgulha muitos se deve à muita gente que deu o seu trabalho, saber e a sua influência.

Na ocasião, reiterou a inteira disponibilidade do Governo em continuar a estreitar as relações de cooperação com todos os municípios do País, em particular com o do Tarrafal, onde as intervenções feitas, sobretudo no domínio de desencravamento das localidades, visaram dignificar as pessoas, criar melhores condições de vida e permitir o desenvolvimento sustentável e integrado.

Por seu lado, os eleitos municipais Nasolino Carvalho, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), e Daniel Vieira, do Movimento para a Democracia (MpD, partido que gere a câmara), são de opinião que o município conheceu “ganhos e transformações” ao longo dos 16 anos da sua criação em vários sectores de desenvolvimento, sobretudo na infra-estruturação.

No entanto, reconheceram que ainda há desafios por vencer, como infra-estruturas desportivas, água, agricultura, melhoramento de acessibilidades em algumas outras zonas e valorização e motivação dos quadros locais.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos