São Salvador do Mundo: PM reafirma compromisso de dotar município de um novo Centro de Saúde (c/áudio)

Achada Igreja, 24 Jul (Inforpress) – O primeiro-ministro reafirmou hoje o compromisso do Governo de dotar o município de São Salvador do Mundo de um novo Centro de Saúde e anunciou investimentos no domínio da água e requalificação urbana e ambiental.

Ulisses Correia e Silva, que assumiu estes compromissos na cerimónia de inauguração da Conservatória dos Registos e Cartório Notarial de São Salvador do Mundo, em Achada Igreja, avançou que vai visitar este município do interior de Santiago no próximo mês de Julho, sem, no entanto, precisar uma data para tal.

“No mês de Julho nós vamos lançar a primeira pedra da construção da rede de água, que chegará aqui a São Salvador do Mundo, que é muito esperada para podermos fazer com que trabalhando com a câmara municipal possamos fazer chegar água canalizada às casas das pessoas”, começou por dizer o chefe do Governo.

Relativamente à construção do novo Centro de Saúde de São Salvador do Mundo (Picos), informou que estão à espera apenas da disponibilização do terreno para lançarem o processo do projecto, seguindo-se depois para o concurso e a construção.

A referida estrutura de Saúde a ser erigida “brevemente”, conforme o primeiro-ministro, já conta com financiamento garantido por parte do Governo, e visa dotar este município de um Centro de Saúde com dignidade e à dimensão daquilo que este concelho, que alberga 8.831 habitantes, precisa.

Por fim anunciou a requalificação da cidade de Achada Igreja que, conforme disse, estava inscrito no Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA) mas, devido à pandemia da covid-19, o referido programa teve uma paragem por causa das dificuldades dos recursos.

Nesse sentido, com a retoma das obras no âmbito do PRRA, garantiu que vão manter a inscrição da verba que estava prevista para a requalificação da cidade da Achada da Igreja, para que se possam ter esta “pequena cidade” mais requalificada, com qualidade urbana e ambiental, bem como para servir de auto-estima para a população dos Picos.

“Portanto estes são os projectos que estão firmes e que irão acontecer brevemente aqui nos Picos”, comprometeu-se Correia e Silva.

Em relação à sua visita de dois dias, aprazada para Julho próximo, onde vai estar em contacto com a realidade local, com as instituições e com agricultores, segundo o líder do Executivo vai servir para mostrar que Picos não está esquecido enquanto concelho, enquanto cidade e enquanto localidades que fazem parte do mesmo.

“Por isso, podem contar com todo o nosso engajamento e todo o nosso compromisso para podermos executar aquilo que está na ordem do dia e que iremos fazer em conjunto”, reiterou o primeiro-ministro.

“Recebo esta notícia com muita satisfação porque era algo que estávamos à espera e já estávamos a trabalhar há vários anos (…)”, reagiu em declarações à imprensa, o presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz.

Ângelo Vaz considerou que, além dos investimentos anunciados pelo primeiro-ministro, a inauguração da Conservatória dos Registos e Cartório Notarial é a “cereja no topo do bolo”.

FM/HF

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos