São Salvador do Mundo: Luís Fernandes sagra-se campeão nacional de xadrez no escalão veteranos

Achada Igreja, 29 Abr (Inforpress) – O xadrezista de São Vicente Luís Fernandes sagrou-se campeão este domingo do primeiro campeonato nacional de xadrez dos veteranos, que vinha decorrendo desde 26 de Abril, em Achada Leitão, no concelho de São Salvador do Mundo.

A prova, realizada numa parceria entre a Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) e a Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, no âmbito das festividades do Dia do Município e Santo Padroeiro “Nhu Sior du Mundu 2019”, contou com participação de 10 xadrezistas, sendo três da ilha de São Vicente, três da ilha do Sal, dois da Cidade da Praia, um de São Nicolau e um de Santa Catarina.

O 2º e 3º lugares foram, igualmente, assegurados pelos xadrezistas sanvicentino Carlos Mões e Aguinaldo Vera Cruz, respectivamente.

Também este fim-de-semana, no âmbito das festividades de “Nhu Sior du Mundu 2019”, que se assinala no dia 05 de Maio próximo, realizou-se a prova de atletismo sénior masculino e feminino, no percurso Achada Igreja/ Leitão Grande/ Picos Acima/Achada Igreja, que contou com a participação de 35 atletas oriundos de vários pontos da ilha de Santiago.

No escalão sénior masculino, o maratonista Wilson Cabral, de Santa Catarina, conquistou o título de primeiro classificado, sendo que na segunda posição ficou Gil Mendes. Na terceira posição permaneceu António Cardoso, quarta posição, Rui Semedo e na quinta posição ficou Paulino Semedo, sendo todos de Santa Catarina.

Já no escalão sénior feminino, Edena Lima, da Cidade da Praia, conquistou o pódio de primeiro lugar, seguido de Ana Furtado (2º) e Daniela Silva (3º), ambas de Santa Catarina, Filomena Viera, de São Lourenço dos Órgãos (4º) e Zélia Soares, da Cidade da Praia (5º).

A organização premiou os cinco primeiros classificados, tanto no escalão sénior masculino e feminino.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos