Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Salvador do Mundo: Governo promete trabalhar com autarquia na criação de espaço para convivência de idosos (c/áudio)

Achada Igreja, 22 Nov (Inforpress) – A secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, manifestou hoje a intenção do Governo em trabalhar em parceria com a edilidade salvadorenha para dotar São Salvador do Mundo de um espaço para convivência de idosos.

Lídia Lima falava à imprensa no final da sua visita realizada hoje ao município de São Salvador do Mundo, para constatar ‘in loco’ a realidade social do município e alguns projectos sociais implementados pelo Governo.

Sobre o espaço para convivência de idosos, avançou que tendo em conta, que o espaço do antigo ICCA em Achada Leitão está degradando, o mesmo vai ser reaproveitado e transformado num centro comunitário com várias valências e intervenções em várias áreas com a terceira idade, com a infância e com juventude.

“(…) Vamos analisar a proposta a nível do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, o que pode fazer o Governo no sentido de transferir este edifício para a Câmara Municipal de São Salvador do Mundo para que esta possa, efectivamente, fazer um projecto comunitário e apoiar jovens, crianças e idosos”, comprometeu-se.

Além da necessidade deste município do interior de Santiago ter um centro comunitário que poderá dar várias respostas em várias frentes, a governante apontou como “prioridade” o reforço do transporte escolar para alunos do ensino básico, que a edilidade salvadorenha tem assumido sozinha.

Lídia Lima anunciou ainda que o executivo vai apoiar mulheres chefes de família que trabalham essencialmente da agricultura, através do programa de inclusão produtiva e outras de actividades geradoras de rendimento.

Em relação aos idosos, tendo em conta, que segundo ela, o município não tem problemas de idosos, definiu como prioridade o alargamento de pensão social aos que ainda não beneficiam desse programa do Governo.

No entanto, lembrou que os mesmos têm beneficiado do programa de Rendimento Social de Inclusão (RSI), que é um programa pontual e não duradouro como a pensão social.

“Penso que aqui as crianças estão bem cuidadas, não temos crianças em situação de rua e as pessoas da terceira idade também estão bem cuidadas e não temos problemas de idosos abandonados, porque os familiares cuidam dos seus idosos”, congratulou-se a governante, que promete uma “atenção especial” para este concelho que também sofreu com pandemia e seca.

Por sua vez, o presidente da câmara municipal, Ângelo Vaz, disse que vê “com bons olhos” a disponibilidade do Governo em ceder o antigo espaço do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) em Achada Leitão para ser transformando em centro comunitário/espaço para convivência de idosos, que outrora recebia jovens do sexo masculino de todo o País.

Outrossim, disse que a edilidade quer com a criação desse centro comunitário preservar a história desse espaço do ICCA que desde a década de 80 até o seu encerramento, há três anos, recebia jovens de sexo masculino.

Se tal acontecer, adiantou que o futuro espaço vai ainda albergar outros serviços ligados à área social da câmara.

Além do encontro com o chefe do executivo municipal, durante a sua estada neste município do interior de Santiago, Lídia Lima visitou jardins infantis de Picos Acima, Leitão Grande, Achada Leitão e o antigo espaço do ICCA, em Achada Leitão.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos