Picos, 18 Nov (Inforpress) – A comunidade de São Salvador do Mundo aderiu à marcha nacional e a diversas actividades organizadas pelo Centro de Saúde local com vista à sensibilização da sociedade para a importância da prevenção do cancro da próstata.
Em declarações à imprensa, o médico responsável do Centro de Saúde de São Salvador do Mundo, Luciano Veiga, explicou que o objectivo é consciencializar a população, principalmente os homens do município e do País em geral, sobre a necessidade de trazer os homens mais para as estruturas de saúde, no sentido de fazerem rastreios e trabalhar na prevenção do cancro da próstata.
Segundo a mesma fonte, no passado mês de Outubro, realizou-se uma marcha no âmbito do “Outubro Rosa” para a sensibilização das mulheres sobre o cancro da mama, mas que hoje fizeram questão de ter a presença de mulheres novamente, para que possam contribuir na passagem da mensagem e apoiar na sensibilização da camada masculina na questão dos cuidados, necessidade de fazer o rastreio e trabalhar na prevenção do cancro da próstata.
No Centro de Saúde do município, avançou que há alguns pacientes de cancro de próstata, tendo neste momento três em seguimento, sublinhando não existir dados concretos.
O responsável lembrou que alguns já faleceram devido ao diagnóstico tardio, outros já passaram pela cirurgia e já se recuperaram, encontrando-se outros ainda em processo de recuperação.
O médico diz acreditar que se pode ser feito mais, reforçando que com a prevenção é possível ter um diagnóstico precoce, e assim obter uma cura e tratamento atempado.
Neste sentido, pede à sociedade e principalmente aos homens para não deixarem o estigma, o medo e nem a vergonha colocarem a saúde em risco, enfatizando que é mais importante cuidar do “eu” e não ver para o que é dito e pensado pelos outros e assim procurar salvar a vida de quem é importante para cada um.
Após a marcha, vão ser realizadas actividades lúdicas e educativas, sessão de aeróbica, uma palestra com o médico urologista Mário Frederico, testemunhos de pacientes que já passaram pelo processo e que hoje se encontram em recuperação, entre outras.
O presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, também participou na marcha e deixou um apelo a todas as entidades e a sociedade em geral no sentido de se unir às estruturas de saúde para juntos passarem essa mensagem, de forma massificada e contribuir para a campanha de sensibilização sobre a importância do rastreio como forma de prevenção e do diagnóstico precoce.
Segundo o autarca, é preciso passar a mensagem de que o cancro da próstata é uma realidade, mas que a sua prevenção é possível e que juntos é possível “dar combate ao flagelo que tem sido a causa de morte de muitos homens”.
Por seu turno, Edna Silva, uma das mulheres que aderiu a estas actividades, destacou que participou para ser mais uma a sensibilizar a comunidade, principalmente os homens para a questão do cancro de próstata e a importância de se apostar na prevenção e num diagnóstico precoce
Pois, conforme reconheceu, estas actividades despertam a consciência das pessoas, chama a atenção para a necessidade de se fazer o rastreio e de aderir a outras formas de prevenção,
Conforme referiu, atendendo que geralmente os homens não são muito ligados à saúde, as mulheres têm de estar sempre presentes para trabalhar de perto estas questões na família ou em outros círculos.
A marcha foi organizada pela Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC), em parceria com diversas entidades locais e nacionais, realizada em vários pontos do País, intitulada “Marcha nacional simultânea do Outubro Rosa e Novembro Azul”, como forma de se unir para criar consciência, incentivar a prevenção e mostrar a solidariedade àqueles que enfrentam o cancro.
MC/JMV
Inforpress/Fim