Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Salvador do Mundo: Balcão Único abre as portas para simplificar a vida dos cidadãos e empresas (c/áudio)

Achada Igreja, 23 Abr (Inforpress) – O Balcão Único (BU) do município de São Salvador do Mundo (Santiago), que concentra os serviços da Casa do Cidadão e vários outros da câmara municipal, entrou hoje em funcionamento para simplificar a vida dos cidadãos e empresas.

O acto de inauguração do BU, que está enquadrado nas festividades do santo padroeiro São Salvador do Mundo, que se assinala a 25 de Abril, foi co-presidido pelo presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, e pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia.

O espaço, ora inaugurado, com o objectivo de “simplificar a vida dos cidadãos e empresas”, segundo o autarca, vai ajudar esse município do interior de Santiago a dar mais um passo no seu processo de desenvolvimento.

“Esta obra que acabamos de inaugurar reflecte aquilo que tem sido a aposta desta câmara municipal, que é criar condições ideais dentro das nossas possibilidades para que possamos oferecer serviços de qualidade a todos os salvadorenhos e a todos aqueles que demandam o serviço da câmara municipal”, concretizou.

Tendo em conta que o BU, de acordo com Ângelo Vaz, trouxe “vantagens incomensuráveis” para a vida dos municípios com este serviço, São Salvador do Mundo “não podia ficar de fora deste avanço”.

Daí, segundo a mesma fonte, essa parceria com a Casa do Cidadão vai-lhes permitir também prestar um “serviço de qualidade e com muita eficiência” a bem dos munícipes e das empresas e de todos aqueles que demandam os serviços da autarquia.

Por sua vez, o ministro das Finanças disse que, não obstante, este projecto ter representado “gastos modestos”, o mesmo vai ter um “alcance extraordinário”.

Relativamente ao BU, lembrou que o Governo pretende com este projecto contribuir de forma pró-activa e emprenhada na modernização dos serviços de atendimento e prestação de serviços públicos, disseminar o modelo de atendimento da Casa do Cidadão, reduzir o tempo no atendimento e a qualidade de deslocação do utente.

Pretende-se ainda melhorar a qualidade dos serviços prestados, garantir a maior qualidade de proximidade ao cidadão, bem como disseminar a implementação da lei da modernização administrativa.

Na ocasião, informou ainda que o município de São Salvador do Mundo recebe hoje uma “versão melhorada” do projecto BU, ou seja, os cidadãos desse concelho passam a usufruir de um espaço moderno, integrado, e que cumpre com os requisitos da lei da modernização administrativa.

No mesmo balcão, acrescentou o governante, vai ser disponibilizado os serviços da autarquia e da Casa do Cidadão, que, segundo ele, vai garantir “maior comunidade e eficiência” no acesso ao serviço do Estado, ou seja, que a instrução dos processos da câmara passa a ser efectuada utilizando o sistema de informação municipal.

À margem do evento, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Casa do Cidadão, representado pelo seu director, João Cruz, e a Câmara Municipal de São Salvador do Mundo.

O Balcão Único encontra-se instalado num espaço remodelado nos Paços do Concelho e vai funcionar de segunda à sexta-feira entre as 08:00 e as 16:00.

Ainda no âmbito das festividades de “Nhu Sior do Mundo 2021”, está agendada uma missa solene em honra ao orago local no próximo domingo, a partir das 11:00.


FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos