Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Salvador do Mundo: Assembleia Municipal aprova instrumentos de gestão camarária para 2021 de 274 mil contos

Achada Igreja, 30 Dez (Inforpress) – A Assembleia Municipal de São Salvador do Mundo aprovou hoje o plano de actividades e o orçamento da autarquia para 2021, no valor de 274 mil contos, cujo 55 por cento (%) destina-se a investimentos.

Este que é o primeiro orçamento para o mandato 2020-2024, que prevê 124 mil contos para funcionamento e 149 mil contos para investimentos, foi aprovado com sete votos a favor do Movimento para a Democracia (MpD – partido que gere a câmara) e seis abstenção do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV- oposição).

Em declarações à imprensa, o líder da bancada do MpD, Daniel Vieira, justificou o voto a favor por se tratar de um orçamento que está em consonância com o plano de actividades e por este ir ao encontro dos compromissos que o seu partido assumiu com os salvadorenhos na sua plataforma eleitoral.

Destacou o facto de o orçamento reservar mais de 55 % para investimentos e por priorizar as famílias, com destaque para construções de casas de banho, construção e reabilitação de moradias, construção de cisternas e ainda apoios a agricultores.

O líder da bancada do PAICV, Nasolino de Carvalho, não obstante a sua bancada ter votado abstenção, criticou o facto de o orçamento, ora aprovado, ser identifico aos do anterior mandato, tendo lembrando que o mesmo, à semelhança dos demais, vai ser rectificado no final do ano.

Aliás, considerou este instrumento de gestão de “irrealista”, por não levar em conta a questão da pandemia da covid-19, a realidade local, e por não prever nenhum benefício para os funcionários da câmara municipal, referindo-se ao aumento salarial, reclassificações, promoções, mas, no entanto, informou, há novas contratações.

Ou seja, ajuntou que este orçamento vem com ideias que constam desde 2018 e que o plano de actividades não é para ser executado, isto porque, sustentou, há baixa capacidade técnica do executivo camarário para executá-lo.

Mas o autarca Ângelo Vaz tem um entendimento diferente: “Este orçamento, de 274 mil contos, é realista e coloca as pessoas no centro”.

Este instrumento, assegurou, vai dar continuidade às políticas da autarquia, sobretudo, neste momento difícil de pandemia da covid-19, que é acudir as pessoas e famílias, e ainda para dar continuidade ao desenvolvimento “harmonioso” desse município do interior de Santiago.

Além de investimentos na área social, com um montante de 32 mil contos, destacou ainda o facto de neste documento constar uma rubrica para a infra-estruturação do município.

Nesta primeira sessão ordinária da Assembleia Municipal de São Salvador do Mundo para o mandato 2020-2024, os eleitos municipais aprovaram a deliberação que fixa o subsídio de transporte dos vereadores, a que cria uma comissão eventual para a revisão do regimento da Assembleia Municipal e a que aprova o orçamento rectificativo do ano 2020.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos