Achada Igreja, 29 Mai (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo afirmou hoje que a taxa de execução dos instrumentos de gestão da edilidade, em 2022, foram de 73 por cento (%) e as acções priorizaram as áreas sociais.
Ângelo Vaz falava à imprensa, a propósito da sessão da Assembleia Municipal local que esteve reunida para apreciar o relatório de actividades e a conta de gerência da edilidade referentes ao ano 2022, que mereceram a apreciação positiva da bancada do Movimento para a Democracia (MpD, partido que gere a câmara) e negativa da bancada Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição).
O chefe do executivo camarário lembrou que por causa do reflexo da guerra na Ucrânia e da pandemia de covid-19 o foco da câmara em 2022 continuou a ser as pessoas, sobretudo as famílias carenciadas, ou seja, priorizou as áreas sociais.
No entanto, não obstante as dificuldades, considerou que o município que dirige cresceu em 2022 em todas as vertentes, com destaque para desencravamento de localidades, habitação, ligação domiciliária de água e infra-estruturas.
Também em declarações à imprensa, o líder da bancada do PAICV, Euclides Moreira, fez uma apreciação negativa dos dois instrumentos de gestão, pelo facto de o plano de actividades ser a repetição dos anos anteriores, cujas várias infra-estruturas que constavam no documento nunca terem sidos concretizadas.
A título de exemplo, apontou a requalificação de Achada Igreja.
Relativamente à taxa de execução dos dois documentos de 73 %, segundo ele ficou aquém das expectativas do seu partido.
Por seu lado, o líder da bancada do Movimento para a Democracia (MpD), Daniel Vieira, fez uma apreciação “extremamente positiva”, tendo lembrado que a projecção da edilidade era arrecadar 273 milhões de contos, mas, no entanto, que devido à conjunta “difícil” conseguiu arrecadar por volta 193 milhões de escudos, que corresponde a 73 % do valor previsto.
Na ocasião, afirmou que edilidade tem utilizado bem os recursos, apostando fortemente nas famílias, sobretudo mais vulneráveis, requalificação das habitações sociais.
Por tudo isso, mostrou-se satisfeito com os resultados conseguidos em 2022 pela equipa camarária, não obstante os reflexos da pandemia de covid-19 e da guerra na Ucrânia.
Durante a sessão ordinária da Assembleia Municipal do mandato 2020-2024, os eleitos municipais aprovaram, por unanimidade, a criação de uma comissão eventual para trabalhar e apresentar uma proposta de deliberação que declara, a primeira segunda-feira, depois da festa São Salvador do Mundo, feriado municipal.
Esta comissão é composta por três eleitos municipais do MpD e dois do PAICV.
Contrariamente, da bancada do MpD e da edilidade, os eleitos municipais do PAICV defendem tolerância do ponto em vez de feriado municipal.
FM/JMV
Inforpress/Fim