São Nicolau: Vereador “desprofissionalizado” acusa edil Freitas de Brito de “deixar ao abandono” a Câmara do Tarrafal

Cidade da Praia,02 Fev (Inforpress) – O vereador desprofissionalizado Elton Sequeira acusa o presidente José Freitas de Brito de “deixar ao abando” a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau por dez dias para estar em “farras” na Ribeira Grande de Santo Antão e em São Vicente.

Elton Sequeira, que fez esta acusação em declarações à Inforpress, diz-se indignado e preocupado com esta situação que, conforme disse, entra o rol de “mais uma das atitudes levianas, irresponsáveis e desrespeitosa” do presidente da CMTSN.

“Um presidente que tem a coragem de abandonar um município por dez dias, para estar em festas e farras, não tem o mínimo senso de responsabilidade e nem mesmo merece a confiança que os munícipes lhe depositaram”, criticou o vereador “sem pasta”.

Segundo Elton Sequeira, há dois meses que CMTSN estava a funcionar com dois vereadores e o presidente, porque a vereadora que ocupa dos pelouros de Saneamento, Água e Ambiente, Desenvolvimento Rural, Igualdade e Equidade de Género e ´Turismo, encontra-se de licença de maternidade.

Entretanto, acrescentou, entre os dias 15 a 24 de Janeiro, a câmara funcionou simplesmente com um único vereador, o Adildo Soares, que ficou “com a responsabilidade de dirigir mais de 15 pelouros”, já que o vereador Adir Cruz “encontrava-se em serviço fora da ilha”.

Na opinião de Elton Sequeira, esta atitude do autarca Freitas de Brito é “corriqueira”.

No entanto, “ele se conteve por algum tempo apenas para tentar enganar as pessoas mais atentas que se preocupam com o município”, realçou, defendendo que se trata de uma postura “reprovável por qualquer pessoa que tem a noção de governar e conhecedor da responsabilidade que lhe foi depositada”.

O vereador lamenta, por outro lado, que a oposição e os eleitos da Assembleia Municipal estejam “impávidos perante a má conduta do presidente”, realçando que os detentores de cargos políticos devem ser sérios para justificar a confiança que o povo depositou neles.

“O município não pode ser abandonado dessa forma e sem fundamento para tal”, disse, pedindo mais respeito aos munícipes e alertando o presidente José Freitas de Brito para que tenha consciência da responsabilidade que ele tem.

O vereador agora desprofissionalizado, foi número dois na lista de José Freitas, sufragada a 04 de Setembro de 2016.

Elton Sequeira tinha a seu cargo os pelouros de Infraestruturas, Urbanismo, Património e Pesca, mas em Janeiro do ano passado estas pastas foram-lhe retiradas por determinação do presidente da câmara e redistribuídas pela restante equipa.

O edil justificou esta decisão com “a perda de confiança no seu antigo número dois”.

A Inforpress contactou o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, pedindo uma reação a esta denúncia, mas José Freitas disse que vai reagir depois da publicação da peça noticiosa.

CD /FP

Inforpress/ Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos