Cidade do Tarrafal, 15 Dez (Inforpress) – A técnica do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) na Ilha considera necessária a implementação de uma delegação do ICCA em São Nicolau, de forma a dar “respostas mais eficazes” na preservação dos direitos das crianças.
Em declarações à Inforpress, Paula Rosário diz que é necessário ter uma delegação do ICCA na ilha, de forma a desenvolver um melhor trabalho.
“O nosso trabalho tem sido vasto, tendo em conta a inexistência de uma delegação do ICCA na ilha. Por vezes, não conseguimos dar respostas imediatas a alguns casos, mas com esforço temos desenvolvido o nosso trabalho”, realça.
Paula Rosário refere-se a algumas dificuldades, tanto a nível de recursos humanos como materiais, mas no que diz respeito à protecção dos direitos das crianças, adiantou que a instituição sempre actua, para que as crianças se sintam protegidas.
A representante do Instituto da Criança e do Adolescente na ilha faz referência ainda ao Centro de Dia Leandra Tavares, no Município do Tarrafal, que faz o atendimento das crianças vulneráveis.
“O centro de dia Leandra Tavares atende cerca de 23 crianças, não é um regime de acolhimento, sendo que é um centro de dia que apenas faz o atendimento de crianças em alguma situação de risco”, salienta.
A mesma fonte informa ainda que os problemas sociais têm afectado cada vez mais as crianças, e apela à população em geral que denuncie toda a situação em que os direitos das crianças são violados.
LS/JMV
Inforpress/Fim