Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Nicolau/Santo António: Religioso chama atenção para a forma como se festeja a tradicional “Lumnara”

Tarrafal de São Nicolau, 13 Jun (Inforpress) – As festividades de Santo António arrancaram, esta quarta-feira, no município do Tarrafal, na localidade de João Baptista, com o pároco a chamar atenção para as festas da “Lumnara” durante a homilia.

Na missa, frei Ademário, chamou atenção para alguns aspectos de como se liga a tradição e a cultura, mesmo que esta apresente diversidade na forma de festejos, para nunca se deixar de celebra-los com “elevação cultural”.

O religioso fazia esta referência aos festejos da “lumnara” que, no seu entender, “tem havido um certo desfasamento entre a tradição e a cultura”, segundo ele, “São Nicolau saiu de rotina” na sua tradição.

Segundo o religioso, os cânticos de “lumnara” têm caído no desrespeito, em que os populares têm usado de forma desrespeitosa no linguajar, aproveitou para exortar os fiéis a vestirem a camisola da verdadeira espiritualidade para poderem ser portadores de bons costumes e exemplo para as novas gerações.

A Inforpress confirmou junto de alguns populares esta afirmação e admitiram que as celebrações da “lumnara” realmente têm vindo a decair, e que estas actuações pouco abonam para a forma tradicional de se festejar as festas de romaria e que se deve mudar.

A missa solene seguida de uma procissão por algumas ruas da localidade, contou com um benzimento de um automóvel de um emigrante residente na Holanda.

A festa de Santo António contou também com a tradicional “lumnara”, à entrada da localidade de João Baptista, ao rufar de tambores, seguido de um baile popular na pracinha.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos