São Nicolau/Santo António: Localidade de João Baptista com programa de actividades para quatro dias de festas

Tarrafal de São Nicolau, 13 Jun (Inforpress) – As festividades de Santo António, no município de Tarrafal já arrancaram e centram-se nas localidades de João Baptista e Ribeira Prata com um programa de actividades para quatro dias de celebração.

Na localidade de João Baptista, o programa prevê para hoje um casamento simulado, os quais invertem os papéis nas suas vestimentas, juntando populares, ao som de tambores, com desfile de noivados.

Segundo os populares, esta inversão de papéis, além de ser uma tradição antiga, serve para que a festa seja mais “rija” e traga mais brilho e alegria, logo a seguir vem o baile popular.

Durante os festejos é servido a comida tradicional de São Nicolau, tal como o “Modje d’Capóde” e a “Sanfana”.

A festa termina, sexta-feira, com o conhecido “Bocarbera”, ou seja, enterro das festividades na praia-de-mar, mas antes haverá um leilão com arremate de artigos diversos. No sábado, haverá “Bodje de Rabeca” para todos os convidados.

Esta quarta-feira, 12, foi celebrada uma missa solene seguida de uma procissão por algumas ruas da localidade, contou também com a tradicional “lumnara”, à entrada da localidade de João Baptista, ao rufar de tambores, seguido de um baile popular na pracinha.

Na localidade de Ribeira Prata, as festas começaram, no dia 9 deste mês, com um baptizado de bonecas e nesta quarta-feira aconteceu, igualmente, a tradicional “Lumnara”. Para hoje, também prevê-se o tocar de tambores de casa em casa.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos