Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Nicolau: Ribeira Brava acolhe 4ª edição do Meetup Trekking ainda sob o signo da pandemia

Ribeira Brava, 20 Nov (Inforpress) – A cidade da Ribeira Brava acolhe este fim-de-semana a 4ª edição do Meetup Trekking 2021, festival de caminhadas, uma iniciativa da SN Turismo – Associação de Operadores Turísticos de São Nicolau, que vem enfrentando “constrangimentos” decorrentes da pandemia.

A 4ª edição tem como tema “A Sustentabilidade do Turismo em São Nicolau” e o evento, conforme a nota enviada pela organização, tem como objectivo divulgar e promover o potencial de São Nicolau para o desenvolvimento do trekking (caminhadas), enquanto produto turístico, constituindo uma oportunidade para experiências singulares, ligadas à cultura e modo de vida das populações locais.

Em entrevista à Inforpress, o presidente da SN Turismo, Arnaldo Felisberto, salientou que ainda o contexto pandémico está a intervir na realização do evento, tanto a nível de financiamento, como também na participação das pessoas.

“Ainda estamos a enfrentar constrangimentos causados pela covid, e isso influência directamente na realização do evento tanto a nível de financiamento, como também da participação de pessoas tanto do país como fora”, afirmou.

Arnaldo Felisberto informou que este ano iniciaram com uma caminhada para jovens, principalmente para abordar a questão da conservação ambiental.

“Iniciamos com programas para jovens, onde abordamos sobre a conservação ambiental e ainda uma pequena caminhada para os jovens e também há novos caminhos oferecidos, que são atractivos para qualquer participante”, salientou.

No acto de abertura, ocorrido sexta-feira, foi realizado um seminário intitulado “A Juventude e a Sustentabilidade do Turismo em São Nicolau” e ainda apresentação o Projecto Pura Ilha, da SN Turismo.

O presidente da SN Turismo realçou que o projecto Pura Ilha visa tratar de questões ambientais, de forma a desenvolver mais o sector do turismo em São Nicolau.

“O projecto Pura Ilha liga-se à questão da sustentabilidade e existem problemas na ilha que podem ser resolvidos se unirmos esforços, principalmente o lixo nas praias, caça de tartarugas, entre outros”, avançou.

Segundo Arnaldo Felisberto, a 4ª edição do Meetup Trekking conta com participação de aproximadamente 130 inscritos, tanto de Cabo Verde, como de países como a Alemanha, Bélgica, Inglaterra, França, Holanda, Luxemburgo, Portugal, Sérvia e Eslováquia.

Em declarações à Inforpress, José Martins, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava destacou a importância do evento e daquilo que poderá trazer para a ilha.

“O meetup trekking já é uma referência, uma marca, um atractivo e prova disso são as pessoas que são provenientes de outras paragens e isso é uma grande oportunidade para a ilha, porém é necessário continuar a desenvolver as condições necessárias.

Também em entrevista à Inforpress, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José Freitas de Brito destacou que o festival de caminhadas é um projecto que contribui para a dinamização da economia da ilha.

“O evento traz um grande dinamismo à ilha, e vimos isto com a chegada das pessoas, quer de barco e de avião, movimento no transporte terrestre, bares, restaurantes, isto é, todos saem a ganhar com esta movimentação”, acrescentou.

O programa inclui actividades culturais, recreativas e workshops temáticos, com intervenções de especialistas nacionais e internacionais.

O Meetup Trekking São Nicolau é uma iniciativa da SN Turismo – Associação de Operadores Turísticos de São Nicolau, em parceria com o Instituto do Turismo de Cabo Verde e as Câmaras Municipais do Tarrafal e da Ribeira Brava.

LS/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos