São Nicolau: Rede de promoção de emprego irá contribuir para o desenvolvimento do Tarrafal – edil

Tarrafal de São Nicolau, 08 Mar (Inforpress) – A Rede Local de Promoção de Emprego e Empregabilidade, cuja proposta foi aprovada hoje por unanimidade na Assembleia Municipal do Tarrafal de São Nicolau, irá permitir o reforço da governação sectorial e contribuir para o desenvolvimento local.

Segundo uma nota publicada na página oficial do Facebook da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, a proposta, votada por unanimidade dos eleitos municipais do PAICV e MpD, foi apresentada pelo edil tarrafalense, José Freitas, com a justificação de que o desemprego é uma preocupação nacional e o município tem sentido os impactos negativos dessa problemática.

Para isso, é necessário oferecer um acompanhamento personalizado aos munícipes, no que respeita à procura de formação e capacitação, definição do plano pessoal de inserção e no apoio ao nível da procura activa de emprego visando garantir e melhorar o desenvolvimento económico e social local, acrescenta a mesma fonte.

A equipa camarária viu a necessidade de criar uma Rede Local de Promoção do Emprego e Empregabilidade, um órgão não residente, que possa estabelecer uma vinculação próxima entre as entidades do sector público, do sector privado e da sociedade civil do concelho.

“Pretende-se com esta iniciativa promover uma maior articulação e coordenação entre os vários atores visando garantir a divulgação e encaminhamento de munícipes para ofertas de emprego e de formação profissional no município, otimizando assim, os recursos humanos que o município tem disponível”, lê-se na nota.

Por isso, adianta a mesma fonte, deseja-se que a Rede Local de Promoção do Emprego e Empregabilidade seja uma instância articulada, que visa encontrar respostas integradas ao nível do emprego e da empregabilidade para o concelho.

Pretende-se dessa forma, criar dinâmicas que contribuam para o desenvolvimento e dinamismo socioeconómico local e o incremento das respostas à população sobretudo jovem e feminina que está desempregada.

A Rede local concluiu a fonte camarária, permitirá ainda fazer o acompanhamento da descentralização das políticas públicas para o sector da Educação, Formação e Emprego (EFE).

Durante a sétima sessão extraordinária a Assembleia Municipal do Tarrafal foram aprovados ainda, na generalidade, a proposta da criação de uma Comissão para a Revisão do Regimento da Assembleia Municipal.

CM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos