São Nicolau: Rede Local de Emprego e Empregabilidade desenvolve projecto de conservação de pescado em Preguiça (c/áudio)

Tarrafal de São Nicolau, 18 Fev (Inforpress) – A Rede Local de Emprego e Empregabilidade de São Nicolau tem em andamento um projecto de uma cooperativa de conservação, transformação e comercialização de produtos do mar, na zona de Preguiça, visando uma maior subsistência às famílias.

O gestor do projecto, João Sameiro, disse à Inforpress que pretendem com o programa aumentar a renda das famílias, cujo agregado seja superior a cinco elementos e com rendimento menor ou igual a onze mil escudos.

Segundo João Sameiro, já estão há algum tempo no desenvolvimento do projecto e que no momento têm 17 beneficiários que já receberam diversas acções de capacitação para estarem dotados de ferramentas que lhes permitam sustentar o desenvolvimento do projecto.

“Os beneficiários já receberam um leque de formações como capacitação em transformação do pescado, em economia familiar, higiene e segurança alimentar, empreendedorismo, gestão de pequenos negócios e educação financeira”, avançou.

O gestor do projecto informou ainda que no momento estão a receber o acompanhamento de uma Equipa da CV QUALI, de forma a estarem aptos em termos de qualidade e segurança alimentar.

Com a pandemia da covid-19, a Rede Local teve atrasos no desenvolvimento do projecto, mas conforme João Sameiro, os equipamentos para a montagem da cooperativa já estão na ilha de São Nicolau e a Câmara Municipal da Ribeira Brava está a apoiar com a construção de um espaço.

“Todos os equipamentos facultados pelo programa CVE 081, já estão em São Nicolau, tivemos atrasos devido a pandemia mas no momento estamos a ser apoiados pela câmara da Ribeira Brava, com a construção de um espaço de raiz para a instalação da cooperativa”, acrescentou.

O projecto da Rede Local de Emprego e Empregabilidade de São Nicolau pretende não só aumentar o rendimento das famílias, como também dinamizar o sector da pesca e conta como principal parceiro o programa CVE 081 da Cooperação Luxemburguesa.

LS/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos