São Nicolau: Projecto Educarte promove uma semana de actividades para assinalar o Dia Nacional da Cultura

Ribeira Brava, 15 Out (Inforpress) – O projecto Educativo e Cultural ( Educarte), no Município do Tarrafal, São Nicolau, está a promover durante uma semana, um leque de actividades para celebrar o Dia Nacional da Cultura, assinalado a 18 de Outubro.

Segundo o mentor do projecto, Amilindo do Rosário, avançou à Inforpress, o objectivo é incutir nos alunos hábitos e tradições que estão a cair em desuso.

Durante uma semana, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre os pratos e jogos tradicionais, artesanato nacional e as músicas cabo-verdianas.

“Tudo isso para tentar resgatar, promover e incentivar as crianças a valorizarem aquilo que é nosso, porque se não valorizarmos a nossa cultura ninguém vai fazer isso por nós”, afirmou.

A mesma font, fez um balanço “extremamente positivo” das atividades realizadas durantes os últimos dias, pois acredita que os alunos têm “reforçado” os seus conhecimentos sobre a cultura cabo-verdiana.

“Fizemos por exemplo vários jogos tradicionais que as crianças desconheciam e gostaram muito e acredito que vão transmitir este conhecimento a outras crianças”, realçou.

Por sua vez, os alunos afirmam estar a aprender muito sobre a cultura cabo-verdiana de uma forma “divertida” e esperam replicar com os outros colegas.

O projecto Educativo e Cultural, Educarte, no Município do Tarrafal, trabalha com a educação de crianças através da cultura e é financiado pelo Ministério da Cultura, através da Bolsa de acesso à Cultura.

WM/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos