São Nicolau: Presidente da República profere aula magna para alunos do Liceu na Ribeira Brava

Ribeira Brava, 20 Mai (Inforpress)- O Presidente da República, José Maria Neves, proferiu hoje uma aula magna para os alunos da Escola Secundária Baltazar Lopes da Silva, na Ribeira Brava.

Em declarações à Inforpress, no final do encontro, José Maria Neves disse ter sido um encontro essencial para apresentação de informações importantes para os jovens.

“Falei-lhes da política em Cabo Verde, regime político, democracia, direitos e liberdades e garantias, sistema do Governo e ainda do papel do Presidente da República e dos outros órgãos de soberania”, afirmou.

Segundo José Maria Neves, o Presidente da República deve “fazer a pedagogia”, de forma a permitir o crescimento do espírito cívico das pessoas.

Destacou ainda a necessidade de “empoderar” a ilha, tendo em conta os diferentes desafios existentes e que os jovens devem estar prontos a enfrentar.

“A ilha está um pouco isolada, está a perder de modo crescente a sua população e ainda há problemas de mobilização de água, transportes e do ensino superior e é necessário preparar os jovens para estes desafios”, salientou.

Quanto aos jovens que participaram no encontro, José Maria Neves realçou que demonstraram ter “boas ideias” sobre o processo global do desenvolvimento político, sendo ainda necessário dar ferramentas para que possam desenvolver as suas capacidades de actuação.

Carlos Fortes, representante dos estudantes, realçou a importância da presença de representantes do país na ilha de São Nicolau.

“Estamos gratos pela presença do Presidente da República, e o país, para que possa desenvolver, precisa de um líder com conhecimentos abrangentes e com capacidade de estimular a camada jovem”, acrescentou.

Além da aula magna, José Maria Neves esteve reunido com representantes de instituições religiosas no concelho da Ribeira Brava, que segundo o mesmo “têm dado “um contributo importante para o desenvolvimento da sociedade”.

“É preciso também elevar o país do ponto de vista espiritual e as instituições religiosas em Ribeira Brava estão a desenvolver um trabalho social importante que reflecte na resolução dos problemas do país”, salientou.

A primeira visita oficial do Presidente da República a São Nicolau terá a duração de quatro dias, para contactos directos com a população e “diálogos construtivos” , em prol do desenvolvimento local e melhoria de vida das comunidades.

LS/JMV
Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos