São Nicolau: Autarca da Ribeira Brava destaca juventude e turismo como áreas-chave da equipa camarária

Ribeira Brava,06 Dez (Inforpress)- O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, José Martins, destacou hoje, durante a sessão solene em comemoração ao dia do município, que a juventude e o turismo são áreas essenciais para a autarquia.

No seu discurso, Jose Martins enfatizou a importância da juventude como sector de desenvolvimento.

“A grande aposta desta equipa assenta-se na juventude, como pilar de desenvolvimento do nosso município e da nossa ilha. Para tal, o nosso empenho vai no sentido de investir na educação, que permitirá capacitar novos quadros em diferentes ramos profissionais”, destacou.

José Martins deu exemplo do projecto de ensino pós-laboral que a Câmara tem em andamento juntamente com os seus parceiros.

“O ensino pós-laboral é um grande projecto desenvolvido para os jovens de São Nicolau, e aproveito para agradecer a presença do presidente da Cvtelecom pela grande parceria que estabelecemos em torno deste projecto”, informou.

O turismo também é, segundo o edil da Ribeira Brava, José Martins, um factor essencial para alavancar a ilha de São Nicolau em diversos níveis.

“Outra aposta para alavancar este município é o turismo,  embora tenha sofrido consequências com a pandemia, não deixou de ser, porém,  um ponto essencial para esta equipa camarária, porque buscamos atractivos para os que visitam a ilha”, avançou.

Um outro aspecto apontado pelo presidente foi o problema de transportes, que tem afectado a ilha de São Nicolau.

“Encontramos sempre dificuldades em desenvolver atividades nesta ilha, devido a falta de uma regularização dos transportes, porque deparamos com problemas constantes nas deslocação de uma ilha para outra , ou seja , os serviços dos transportes constituem uma instabilidade corrente para a nossa ilha”, acrescentou.

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, que esteve presente na sessão, realçou o papel do Governo no apoio aos municípios.

“O Governo continua a tratar todos os municípios,  sem discriminação de qualquer espécie. Estamos a laborar num quadro claro de estratégia  de proteção de emprego e de rendimentos e com objetivo de retoma económica socialmente inclusiva e equilibrada”, destacou.

Também no decorrer da sessão solene, o presidente da Assembleia Municipal, Benvindo Cabral, destacou o papel que tem sido desenvolvido pela actual equipa camarária.

“Neste primeiro mandato à frente do município, têm demonstrado algum arrojo e espírito visionário e sentido estratégico na implementação de projectos integrados em quase todas as comunidades. Acredito que estejam a construir caminhos seguros e dar melhor futuro ao município”, salientou.

Francisco Assis, líder da bancada do Movimento para a Democracia (MpD) enfatizou no seu discurso a necessidade de mais atenção ao sector dos transportes para melhor desenvolvimento da ilha.

“O desafio que mais precisa ser respondido neste momento  é a melhoria e densificação da oferta dos transportes, o que implica, necessariamente, maior planeamento, previsibilidade, porque sem transportes não há mobilidade, o que afecta directamente as actividades dinamizadoras”, referiu.

Por seu lado, o representante da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Januario Gomes, salientou que a ilha necessita de iguais oportunidades que as restantes ilhas do país.

“Queremos ter oportunidades e igualdades de circunstância com as demais ilhas desta nação, sendo que os contributos que podemos dar ao país são valiosos e as potencialidades deste município histórico são imensuráveis”, afirmou.

Ao longo da sessão, a Câmara Municipal assinou protocolos de cooperação com os Correios de Cabo Verde e com a Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde.

Também assinalando o dia do Município da Ribeira Brava e dia de São Nicolau, foi realizada uma missa solene.

LS/JMV

Inforpress/Fim.

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos