Cidade do Tarrafal, 05 Fev (Inforpress)- As pessoas ligadas ao sector da pesca no Tarrafal estão indignadas e consideram impróprias as condições actuais da descarga do pescado, devido às obras em curso no cais de pesca.
Em entrevista à Inforpress, o pescador Francisco Assis, que falava sobre a situação da classe na ilha, adiantou que, com as obras no cais de pesca, tem se feito a descarga do pescado em condições “impróprias”, o que prejudica o trabalho dos pescadores e a qualidade do produto.
“Com as obras do cais de pesca, os responsáveis não arranjaram nenhuma solução para que pudéssemos fazer a descarga do pescado em condições, estamos a fazer a descarga na praia, o que nos dificulta muito”, avançou o representante dos pescadores.
Francisco Assis disse à Inforpress que não têm outra solução e que dos “constantes contactos” com os responsáveis, ninguém apresentou alguma proposta aos pescadores e restantes pessoas envolvidas no sector.
“Dirigimos à empresa que está a realizar as obras e esta nos remete à Câmara Municipal e assim vice-versa, ninguém assume a responsabilidade”, realçou.
Maria Ramos, peixeira, também está descontente com a situação e justifica que a descarga do pescado deve ser feita “com a máxima higienização possível” e que a qualidade do pescado pode estar “em causa”.
“Estamos a receber o pescado numa praia pública que não tem as mínimas condições para isso, não há um espaço para depositar os restos de peixe, sem contar com a água de esgoto que vem da fábrica “Sucla” diretamente para a praia”, sublinhou.
A mesma fonte realçou que “não são contra as obras”, porque são benéficas, mas que as autoridades responsáveis deveriam ter mais atenção aos problemas que os pescadores e peixeiras estão enfrentando.
Quanto aos transportes, Celestina Centeio, peixeira, disse que “estão satisfeitos” no momento e que o principal problema é o mercado, sendo que a pandemia criou muitas dificuldades.
No que diz respeito a apoios dados aos pescadores e demais intervenientes no sector da pesca, Francisco Assis realça que “não têm recebido apoios” por parte de entidades responsáveis.
Os pescadores e outras pessoas envolvidas no sector da pesca no Tarrafal de São Nicolau apelam aos responsáveis para que adotem alguma medida relativamente à situação actual de descarga de pescado.
LS/JMV
Inforpress/Fim