São Nicolau: PAICV considera preocupante a situação dos transportes de e para a ilha

Tarrafal de São Nicolau, 26 jul (Inforpress)- A Comissão Política Regional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição) considerou hoje que que a situação dos transportes de e para a ilha de São Nicolau é preocupante.

Em conferência de imprensa, a presidente da Comissão Política do PAICV, Magui Arlene Almeida, salientou ser uma situação “preocupante e lamentável”, indicando que no momento há muitas pessoas que querem entrar e sair da ilha, mas a situação dos transportes não permite.

“A situação dos transportes, tanto marítimo como aéreos de e para São Nicolau, está a tornar-se cansativa e repetitiva, há a necessidade de dar um basta relativamente a esta situação”, afirmou.

Devido ao número de emigrantes que querem “entrar e sair” de São Nicolau e também de outras pessoas, a presidente da CPR do PAICV defende a existência de uma “programação antecipada” no sector dos transportes.

“Neste momento, há um problema tanto para entrar como para sair de São Nicolau. Os nossos emigrantes precisam visitar a sua ilha natal, mas é necessária uma programação antecipada relativamente aos transportes”, salientou.

Conforme explicou Magui Arlene Almeida, vários emigrantes chegaram à ilha do Sal e acabaram por desistir porque não conseguiram a ligação marítima para São Nicolau.

Para a presidente da Comissão Política do PAICV em São Nicolau, é necessária uma ligação “constante”, tanto marítima como aérea, mas também o “respeito” pelos emigrantes que fazem o seu investimento na ilha.

Uma outra preocupação apresentada pela Comissão Política Regional do PAICV tem a ver com o problema da falta de água que tem afectado os diferentes pontos da ilha, “principalmente” o município da Ribeira Brava.

“É necessário mobilizar mais água tanto para a agricultura como também para o consumo doméstico e também é preciso medidas para a situação dos cães vadios que têm afectado não só a saúde pública como também o gado”, reforçou.

Questões ligadas a acessibilidade para a zona de Carriçal, problemas de agricultura, entre outros, também foram abordadas na conferência de imprensa.

A Comissão Política do PAICV em São Nicolau apela às autoridades responsáveis pela resolução das questões que têm afectado a ilha de São Nicolau e a sua população.

LS/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos