Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Nicolau: Novo Santuário abre novas parcerias religiosas entre Cabo Verde e Portugal – Dom Ildo Fortes 

Tarrafal de São Nicolau, 03 Jun (Inforpress) – O bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes, considerou domingo, 02, em São Nicolau, que com o estabelecimento do novo santuário iniciam-se novas parcerias religiosas entre as dioceses de Cabo Verde e de Portugal.

Em entrevista à Inforpress, Dom Ildo Fortes disse que com a elevação da capela de Monte Cintinha a Santuário abrem-se “novas portas” para futuras parcerias entre as duas dioceses.

“Penso que o cónego Bouças, sendo do clero de Braga, ao ter criado aqui este Santuário sob o auspício da Nossa Senhora do Sameiro, já na sua mente e no seu coração estava esta ligação” precisou o bispo.

Passados cem anos, continuou, e com a presença do arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, há expressão de uma vontade de fazer geminação entre as duas dioceses.

Conforme disse, esta parceria pode ser início de um “novo impulso” para intercâmbios religiosos entre os dois Santuários e, assim, estabelecer pontes entre povos, culturas e igrejas.

“Hoje em dia cada vez mais procuram-se estabelecer pontes entre povos, culturas e entre igrejas. É boa esta ponte entre as duas dioceses” lembrou, estabelecidas através de Nossa Senhora do Sameiro.

O bispo aproveitou para lançar um desafio, sobretudo às novas gerações, para  que continuem a cuidar deste legado herdado dos antepassados e que tragam novas devoções marianas à comunidade religiosa, que comecem a projectar um Santuário ainda maior.

DG/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos