Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Nicolau: Município da Ribeira Brava acolhe formações para jovens desportistas

Ribeira Brava, 19 Jul (Inforpress) – O município da Ribeira Brava acolhe no âmbito da iniciativa Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude, formações para jovens desportistas, promovidas pelo IDJ em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Brava e outros parceiros.

Em declarações à Inforpress no acto de abertura das formações, o administrador da área do Desporto do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Graciano Sena, adiantou que, com o título de Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude, o município da Ribeira Brava irá acolher as diversas actividades, com destaque para o desporto de forma a enquadrar os jovens.

“O desporto está indicado como sendo privilegiado para enquadrar os jovens dentro desse processo, ou seja, dentro daquilo que engloba a Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude e é nesta base que o IDJ diagnosticou um conjunto de actividades desportivas que irão ser promovidas”, informou.

Neste contexto, a Câmara Municipal da Ribeira Brava e o IDJ  estão a desenvolver um conjunto de formações ligadas ao desporto, como acções de capacitação para dirigentes desportivos, monitores desportivos de andebol, voleibol, atletismo e ginástica rítmica e ainda formação sobre o programa nacional de actividade física e saúde.

“O IDJ está aqui em força com uma equipa de formadores para dinamizar essas actividades com acções de formação bem claras e objectivas e directas de forma a incentivar também todos os agentes desportivos”, realçou.

Também em declarações à Inforpress, Maria Cabral, vereadora do desporto e juventude da Câmara Municipal da Ribeira Brava, no acto de abertura destacou a importância desta iniciativa para o município, na medida em que irá permitir o desenvolvimento, principalmente do sector do desporto.

“É um privilégio, um desafio receber esta iniciativa aqui no município, estamos a trabalhar bem e acredito que juntamente com os nossos parceiros conseguiremos fazer projectos com algum resultado para o município e que permitem alavancar o desporto aqui na ilha”, salientou.

Maria Cabral realçou ainda que irão dar uma dinâmica diferente ao desporto com a realização destas acções de formação, tendo em conta a diversidade de modalidades abordadas.

“O objectivo é dinamizar o desporto e esta dinâmica passa pela realização das diferentes acções de formação, isto é, temos de formar as pessoas para depois colocarem na prática as diferentes modalidades, a promoção do desporto implica a sua qualidade e sua diversidade”, acrescentou.

As acções de formação irão decorrer até ao dia 24 de Julho, com a participação de jovens das diferentes localidades da ilha e são organizadas pela Câmara Municipal da Ribeira Brava, Instituto do Desporto e da Juventude em parceria com o Escritório Conjunto da PNUD, UNICEF e UNFPA.

LS/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos