São Nicolau: Ministro garante que melhoria na dessalinizadora de Preguiça irá dinamizar sector da agricultura

Ribeira Brava, 18 Jul (Infopress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, garantiu hoje que a melhoria na dessalinizadora da zona de Preguiça irá dinamizar o sector agrícola com a disponibilização de mais água.

No último dia de visita à ilha de São Nicolau, Gilberto Silva esteve no furo do campo de Preguiça, no município da Ribeira Brava, e realçou a importância e o impacto das melhorias na dessalinizadora para o sector agrícola.

“A melhoria na dessalinizadora de Preguiça irá disponibilizar mais água a partir dos furos e assim potenciar mais a actividade agrícola, dando mais rendimento às famílias”, afirmou.

Conforme as informações avançadas pelo ministro, todas as actividades e os investimentos já estão “devidamente” identificados, já estão a explorar a água para o abastecimento público e agora com investimentos feitos através do Fundo do Ambiente será produzida mais água.

“Com os investimentos que estão sendo feitos pela câmara municipal através do Fundo do Ambiente será possível produzir a água necessária para abastecimento público a partir da dessalinizadora e assim liberar a água do furo de Preguiça para a agricultura”, salientou.

Gilberto Silva realçou ainda que será necessário fazer a “sensibilização “dos agricultores para que possam aproveitar a linha de crédito criada para dar um “novo impulso” ao sector agrário.

Segundo a mesma fonte, é necessário fazer a consolidação dos perímetros agrícolas existentes para aumentar a produção ao invés de “expandir a torto e a direito” a área irrigada.

Quanto ao balanço da visita, o ministro realçou ter sido “positivo” na medida que foi possível perspectivar novas intervenções e fez referência ao plano de prospecção das águas subterrâneas de São Nicolau.

“Com isto iremos perspectivar novas perfurações, novas redes e consolidar ainda mais toda a temática da distribuição de água para a agricultura e abastecimento público”, afirmou.

O ministro da Agricultura e Ambiente esteve de visita a São Nicolau durante três dias para constatar “in loco” o andamento de projectos do ministério na ilha e preparação da campanha agrícola.

LS/ZS

Inforpress/Fim.

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos