São Nicolau: Ministro da Agricultura e Ambiente afirma que projecto hidroagrícola de Praia Branca irá dinamizar o sector

Tarrafal de São Nicolau, 17 Jul (Inforpress)- O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, afirmou hoje, no município do Tarrafal, que o projecto hidroagrícola de Praia Branca irá dinamizar o sector.

Em declarações à Imprensa, Gilberto Silva avançou informações sobre o projecto hidroagrícola que está sendo desenvolvido na localidade de Praia Branca e disse que o “nascimento” de um novo perímetro irrigado irá apoiar várias famílias.

“Relativamente ao projecto na Praia Branca, de facto a entubação do furo já está concluída e em uma semana será equipada. Ecom água disponível, haverá o nascimento de um novo perímetro irrigado que irá beneficiar cerca de vinte famílias”, informou.

Segundo o ministro, este projecto ligado à agricultura de regadio vai contribuir para o aumento da produção de alimentos e, “acima de tudo”, proporcionar rendimentos às famílias.

A mesma fonte adiantou ainda que estiveram visita ao local onde será implementado um projecto para valorização da actividade pecuária no município do Tarrafal.

O projecto, conforme informações dadas pelo ministro, está orçado em dez mil contos e “inclui” equipamento de furos, painéis fotovoltaicos, adopção e alimentação de “corais” melhorados para produção caprina e de queijo e ficará situado na zona de Ribeira de Areia.

“Parece-nos muito interessante o projecto e no que tange a água já estamos no processo aquisitivo e brevemente iremos fazer a partilha do projecto no seu todo com os criadores e demais parceiros”, salientou.

Gilberto Silva afirmou ainda que o Estado “se compromete” a disponibilizar água para esta actividade e apoiar na construção de currais e num banco de proteínas para melhor exercício da actividade pecuária.

A visita do ministro Gilberto Silva à ilha de São Nicolau decorre até amanhã, 18 de Julho.

LS/JMV
Inforpress/Fim.

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos