São Nicolau: Ministro aponta criação da empresa Águas de São Nicolau como solução para os problemas neste sector

Ribeira Brava, 16 Jul (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, apontou, hoje, a criação da empresa Águas de São Nicolau como a solução para os problemas neste sector, que têm afectado principalmente o município da Ribeira Brava.

Em declarações à imprensa, no âmbito da sua visita, Gilberto Silva falou sobre a criação de soluções para resolver os problemas de água que têm afectado a ilha, sobretudo, o município da Ribeira Brava e fez referência a criação da empresa Águas de São Nicolau.

“Vai ser criada a Águas de São Nicolau para empresarializar todo o serviço de distribuição de água e saneamento e este é o primeiro passo para que possamos criar as condições de investimento no sector da água, principalmente para abastecimento público”, afirmou.

O governante afirmou ainda ser necessário “atender as emergências” que decorrem da seca, apresentando como exemplo o abastecimento através de água auto transportada para as zonas mais altas da Ribeira Brava.

“Com o período das chuvas que se avizinha, certamente poderá terminar este problema e haver água nas nascentes de novo, portanto esta é uma solução que resolve os problemas do dia-a-dia e, ao mesmo tempo, pensa em médio e longo prazos para melhorar todo este sector”, salientou.

O ministro disse ainda que já identificaram localidades onde terão de introduzir novas redes e a Agência Nacional de Água e Saneamento já tem orientações no sentido de trabalhar com a câmara para elaborar projectos e posteriormente fazer a mobilização de recursos.

Avançou ainda que já estão a desenvolver o processo e que em Setembro irão tomar decisões “importantes” sobre o negócio, os instrumentos, estrutura societária entre outros procedimentos da empresa que será criada.

Quanto ao ponto de situação relativamente ao andamento dos projectos do seu ministério, Gilberto Silva salientou que estão a decorrer “na normalidade”.

A visita do ministro Gilberto Silva à ilha de São Nicolau decorre até segunda-feira.

LS/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos