São Nicolau: Ministério de Saúde promove formação sobre cuidados com pessoas idosas

Cidade da Ribeira Brava, 15 Jun (Inforpress)- O Ministério da Saúde promoveu durante os dias 14 e 15 na Ribeira Brava uma a formação destinada aos profissionais de saúde e pessoas que cuidam de idosos.

Em declarações à Inforpress, Natalina Silva, coordenadora do Programa de Saúde do Idoso, disse que a formação é destinada aos profissionais de saúde e pessoas que cuidam de idosos, mas também às famílias devido ao seu papel.

“A capacitação é dirigida aos profissionais de saúde e cuidadores, mas também às famílias, sendo que também devem ser capacitadas e informadas de como cuidar das pessoas idosas e está agendada na orientação e estratégia da OMS 2020/30”, afirmou.

Conforme explicou a coordenadora do Programa de Saúde do Idoso, será possível uma “melhoria” na atenção da pessoa idosa , ou seja, promover uma “atenção integrada” onde quer que estejam.

Segundo Natalina Silva, a formação visa essencialmente implementar as directrizes do ICOPE, ou Programa de Atenção Integrada para a Pessoa Idosa de forma a ter um melhor serviço.

Quanto aos conteúdos transmitidos, Natalina Silva realçou que irão permitir aos participantes fazerem uma “avaliação ampla” da pessoa idosa baseada em aproximadamente seis domínios.

“Os conteúdos estão baseados nas orientações da OMS que irão permitir uma avaliação ampla da pessoa idosa, baseada em seis domínios como capacidade cognitiva, psicológica, locomotora, visual, auditiva e a vitalidade”, salientou.

Em entrevista à Inforpress, Rosa Ramos, voluntária que cuida de idosos, realçou a importância da formação para o melhor desempenho da sua função.

“Foi muito bom e assim é possível estarmos mais atentos no tratamento dos nossos idosos e apoiá-los nas suas dificuldades”, disse.
Para Adilia Alves, enfermeira, a formação terá um “impacto” notável no exercício da sua função com os idosos, e assim contribuir para a melhoria de vida dos mesmos.

A formação resulta da parceria entre o Ministério da Saúde, OMS, Organização da Saúde da África Ocidental, com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava.

LS/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos