São Nicolau: Jovens do liceu no Tarrafal participam da Campanha “Nha Menstruação” da Womenise.it

Tarrafal de São Nicolau, 24 Mar (Inforpress) – Jovens do Liceu Pedro Corsino de Azevedo participaram hoje na campanha “Nha Menstruação”, da Womenise.it, enquadrada na programação da câmara municipal, relactivamente ao mês da mulher.

Em declarações à Inforpress, Sandra Lima, representante da Womenise.it salientou que o objectivo da campanha é principalmente combater a pobreza menstrual, dando oportunidades às jovens de terem acesso aos pensos reutilizáveis.

“O objectivo principal é fazer com que as meninas que passam pela pobreza menstrual, tenham acesso a pensos reutilizáveis sendo que são mais económicos, sustentáveis e têm impacto directo na saúde da mulher”, afirmou.

Quanto à aceitação deste método, Sandra Lima adiantou que foi bem aceite pelas participantes na medida em que todas demonstraram interesse e motivação, principalmente pelos benefícios que apresenta.

“As meninas não tiveram vergonha em falar sobre a menstruação, falaram de forma normal e tranquila e isso não acontece em todos os lugares e demonstraram aceitação relativamente ao uso dos pensos reutilizáveis.

Sandra Lima acrescentou ainda que é sempre necessário fazer a “educação menstrual” e passar o máximo de informações possíveis as jovens.

Magdelene Fortes, participante do encontro, considerou a campanha como uma iniciativa relevante, sendo que dá oportunidade às jovens que não possuem recursos económicos de adquirirem pensos reutilizáveis e principalmente pelas vantagens que traz à saúde da mulher.

“É uma iniciativa muito boa, sabemos que as empresas que produzem pensos higiénicos só querem vender e ganhar dinheiro, não se preocupam com a saúde pública e pensos reutilizáveis são muito melhores”, considerou.

A vereadora do pelouro de Género da Câmara do Tarrafal, Dorys Santos, realçou que a campanha está enquadrada no programa de comemoração do mês da mulher, preparado pela câmara municipal, que pretende cada vez mais contribuir para o empoderamento da mulher.

“Nós trazemos para as meninas, moças e mulheres do município, pensos higiénicos reutilizáveis, de forma a dá-las mais empoderamento ajudando na saúde e ainda contribuir com o nosso planeta não usando pensos descartavéis”, acrescentou.

A campanha “Nha Menstruação” da Womenise.it foi realizada no município do Tarrafal, em parceria com a câmara municipal, no âmbito da comemoração do “Março, mês da mulher” e foram distribuídos diversos kits de pensos reutilizáveis.

LS/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos