São Nicolau: IDJ realiza fórum para recolher subsídios para desenvolvimento do sector

Cidade do Tarrafal, 14 Fev (Inforpress)- O Instituto do Desporto e da Juventude realizou sábado, na Ribeira a Brava, o fórum “Pensar e Relançar o Desporto e a Juventude em São Nicolau”, no âmbito do III Encontro Nacional de Vereadores do Desporto e Juventude.

Em declarações à Inforpress, o presidente do IDJ, Frederic Mbassa, explicou que o encontro teve como principal objectivo saber, juntamente com câmaras municipais e outras pessoas envolvidas no desporto e juventude, quais as medidas que devem ser tomadas para o desenvolvimento destes sectores na ilha.

“Em linhas gerais, os objectivos foram ver o que podemos fazer para apoiar as modalidades e estruturas a nível do desporto, isto é, pensar, estruturar e ver quais os apoios necessários”, informou.

Frederic Mbassa garante que foi possível conhecer a visão das câmaras municipais em relação às dificuldades existentes, principalmente as propostas de soluções para estas dificuldades.

“Vimos a visão da Câmara da Ribeira Brava sobre o desporto e o orçamento que tem para o investimento, a mesma coisa a nível do Tarrafal, que tem várias necessidades, mas também apresenta várias propostas de solução”, afirma.

Também em entrevista à Inforpress, José Martins, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, reconheceu a importância do papel da autarquia na promoção das políticas desportivas e integração dos jovens.

“Cabe à câmara municipal planificar, montar estratégias e elaborar medidas orçamentais necessárias para implementação dos programas de desporto e juventude. Queremos dotar o município com mais um campo de futebol, mas também requalificação dos espaços existentes”, afirma.

Por seu lado, José Freitas, presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, também enfatiza a importância das autarquias na promoção destes sectores.

“Como o poder mais próximo das pessoas, temos também de ter os programas mais próximos destes sectores e Tarrafal, como município jovem, tem programas de formação para juventude e apoio ao desporto nas suas diferentes modalidades”, salienta.

Ao longo do Fórum foram debatidos diferentes temas ligados ao desporto e juventude na ilha de São Nicolau, de forma a colmatar as dificuldades existentes nestes sectores.

LS/JMV

Inforpress/ Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos