São Nicolau: Governante preocupada com a situação das crianças e adolescentes no município de Tarrafal

Ribeira Brava, 22 (Inforpress) – A secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, reuniu-se hoje com as entidades e instituições do município do Tarrafal para se inteirar da situação das crianças e adolescentes no concelho.

A governante disse ter saído do encontro “bastante preocupada” com o nível de consumo de álcool e outras drogas, por parte dos adolescentes no município, relatado pelos parceiros.

Segundo a mesma fonte, a tendência é para o aumento do consumo, o que está a afectar “consideravelmente” o aproveitamento escolar dos adolescentes do concelho do Tarrafal.

“É uma preocupação, e todas as instituições devem ter em conta a necessidade de se fazer um trabalho de sensibilização, informação e acompanhamento dos jovens”, sublinhou.

Por outro lado, a Secretária de Estado disse ter voltado a constatar a necessidade de sensibilizar as famílias para a questão da denúncia dos casos de violação de menores, mas também duma maior articulação entre as instituições com responsabilidade na matéria.

Lídia Lima diz ainda ter constatado, com alguma preocupação, casos de trabalho infantil.
“As famílias sabem, são também responsáveis por esta situação, mas alegam que não têm outras alternativas” afirmou, acrescentado que o governo não vai permitir tais situações.

A governante fez ainda um balanço positivo da sua visita à ilha de São Nicolau, onde afirmou que pode constatar no terreno aquilo que tem estado a correr bem e o que é preciso melhorar.

Lídia Lima fez-se acompanhar nesta visita por responsáveis do Escritório Conjunto do UNDP, UNFPA e o UNICEF em Cabo Verde e o ICCA.

WM/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos