São Nicolau/Festival d’Morna: Praia Branca acolhe 7ª edição do “Sodad” com um cartaz de vozes masculinas

Tarrafal de São Nicolau, 25 Abril (Inforpress) – A sétima edição do Festival d’Morna, intitulado “Sodad”, que acontece na localidade de Praia Branca, arranca esta sexta-feira, 27, e conta com um cartaz recheado de vozes masculinas e uma conferência sobre a Morna e Direitos de Autores.

De acordo com o vereador do pelouro da Cultura, Adildo Gomes, este ano, o festival conta com um “forte apoio” das câmaras que enviaram vozes de oito municípios e sete ilhas, provenientes de São Vicente, Boa Vista, Santiago, Brava, Sal e Maio.

Do cartaz participam cinco artistas da ilha de São Nicolau, designadamente, Maninho de Almeida, Leny Rodrigues, Adil Lopes (do Tarrafal) e João Eugénio e Emanuel “Djinhe” Santos (da Vila da Ribeira Brava).

Conforme a nota enviada à Inforpress, apresenta-se os grupos Tomás Delgado e Amigos (do Tarrafal) e Nhelas Spencer, que é padrinho do festival.

Da ilha de São Vicente apresentam-se Vozinha e Ney Monteiro e Nanock Brito da Boa Vista. Da ilha de Santiago espera-se Leny Rodrigues e da Brava Valter da Lomba. Enquanto da ilha do Sal marcam presença Djoy Fortes, Ti Gil e Homero Delgado e da ilha do Maio, George Tavares.

Segundo o vereador, este festival tem como objectivo promover e homenagear a morna “Sodad d’nha Terra Saninclau”, do autor (material) Armando Zeferino Soares, uma decisão tomada em 2013, pela Câmara Municipal do Tarrafal.

Conforme a mesma fonte, este evento tem um “caracter diferente”, fazendo referência ao festival da Morna que se realiza na Boa Vista e, explicou, porque os artistas dispõem de “livre vontade” para participarem, não recebendo “cachê”, a não ser a banda suporte.

O festival, indicou, tem trazido muitos ganhos, principalmente, a nível do turismo, mas apesar disso, ainda falta um forte investimento “financeiro” da câmara e do Ministério da Cultura, para colocar este festival no roteiro de outros festivais em Cabo Verde e torná-lo mais conhecido.

A cada edição o festival tem homenageado diversas personalidades da localidade de Praia Branca, onde acontece o festival, mas este ano, a câmara municipal decidiu não fazer homenagens, de acordo com a mesma fonte.

No dia 26, enquadrado na VII edição do Sodad, Festival d’Morna, realiza-se uma Conferência sobre a Morna e Direitos de Autores, no Centro Cultural Paulino Vieira, no Tarrafal.

O Festival d´Morna” é organizado pela Câmara Municipal do Tarrafal e conta com o apoio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas

DG/ZS

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos