Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Nicolau: Fernando Elísio Freire considera necessária a presença de uma estrutura representativa do ICCA no Tarrafal

Cidade do Tarrafal, 29 Jun (Inforpress) – O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, defendeu hoje a necessidade de instalação de uma representação do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) no município do Tarrafal de São Nicolau.

Em declarações à Inforpress, o governante avançou que o ministério que tutela, em parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal, vai trabalhar no sentido de as condições necessárias para que o ICCA possa ter uma estrutura representativa no município.

“A grande medida que estamos a tomar agora, em concertação com a câmara municipal, é trazer uma unidade representativa do ICCA para o Tarrafal, no sentido de se aproximar as estruturas que tratam da infância das comunidades”, realçou.

O ministro afirmou que esta medida justifica-se com o facto de haver a necessidade desta aproximação e de ser mais eficaz no acompanhamento dos casos, que exigem também a presença de um psicólogo na estrutura do ICCA.

Ainda ligado ao sector da criança, no encontro com o Comité Municipal de Protecção da Criança, Fernando Elísio Freire destacou ser essencial a articulação de políticas entre as várias entidades envolvidas no processo.

“Com o comité, nós pretendemos essencialmente que haja toda uma articulação de políticas entre as várias entidades envolvidas e que cada uma esteja ciente das suas responsabilidades”, salientou.

O ministro adiantou também que irão fazer uma actualização do cadastro social único, principalmente no que diz respeito à protecção dos idosos.

“Vamos tomar também uma medida muito importante aqui, que é fazer uma actualização do Cadastro Social Único, principalmente na questão dos idosos que vivem sozinhos e juntamente com o Ministério da Saúde desenvolver um plano, no sentido de permitir aos idosos um desenvolvimento mais digno e mais saudável”, realçou.

Além de visitas ao Centro de Dia do ICCA no Tarrafal, o ministro também esteve de visita ao Complexo Casa para Todos e ainda presidiu ao acto de encerramento da formação de cuidadoras de infância.

LS/JMV
Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos