São Nicolau: Renato Andrade vence quarta edição do “Contos Igualdade de Género”

Ribeira Brava, 21 Jun (Inforpress) – O estudante Renato Tomar Oliveira Andrade, da Escola Baltazar Lopes da Silva, de São Nicolau, venceu a quarta edição do concurso “Contos Igualdade de Género”, promovido pelo ICIEG, com o conto “A menina dos sonhos roubados”.

Em segundo lugar ficou Gilza Soraya Barros, da Escola Salesiana de Artes e Ofícios, de São Vicente, com a obra “Marijorge um Sonho no feminino” e em terceiro, Ester Eunice de Pina, da Escola Secundária Pedro Verona Pires, Ilha do Fogo, com o texto “Presa ao Passado”.

De acordo com uma nota da organização, o concurso foi realizado no âmbito da “transversalização da igualdade de género” para incentivar os estudantes do secundário e equiparados a conhecerem, a refletirem e a agirem em prol da igualdade.

Sendo a igualdade e equidade de género uma questão de direitos humanos, o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) reconheceu a necessidade dos estudantes do secundário e equiparados se apropriarem desses direitos.

Conforme as informações avançadas, até a quarta edição mais de 160 jovens de todo o país já se candidataram ao concurso que tem dado oportunidades a estudantes com talento para a escrita de demonstrar as suas habilidades e conhecimentos sobre a temática.

Quanto aos prémios desta edição, o primeiro classificado recebeu um portátil, o segundo um ‘tablet’ e ao terceiro coube um telemóvel digital. Os restantes concorrentes receberam um certificado de participação.

O concurso Contos Igualdade de Género, iniciativa que tem como objectivo promover o conhecimento e a mudança de comportamentos para uma sociedade pró-igualdade junto dos jovens, tem a parceria da Unitel T+ e conta com o apoio das Nações Unidas em Cabo Verde.

LS/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos