São Nicolau: Dia Mundial da Paz assinalado com marcha e palestra

Ribeira Brava, 21 (Inforpress) – O Instituto da Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente realizou hoje, na Ribeira Brava, São Nicolau, uma marcha seguida de uma palestra para assinalar o Dia Mundial da Paz.

Em declarações à Inforpress, a presidente do ICCA, Maria Livramento, avançou que o objetivo do evento foi incutir nas crianças e adolescentes a cultura da paz, dai ter realizado esta iniciativa junto dos alunos do 7º e 8º anos da escola Secundária Baltasar Lopes da Silva.

“Paz significa união, tolerância, implica saber ouvir os outros, saber que temos os nossos direitos, mas temos que respeitar os outros”, sublinhou.

Segundo a mesma fonte, muitas vezes acontecem situações menos boas, entre professores e alunos, e o ICCA quer trabalhar para acabar com estas situações.

Maria Livramento considerou que a situação das crianças e adolescentes na ilha é “muito boa”, pois a instituição não tem registado grandes preocupações na ilha, mas é sempre preciso continuar a trabalhar na prevenção.

A secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, que se fez presente, disse ter transmitido a adolescente a ideia de que a paz é fundamental para garantirmos o processo de desenvolvimento do país.

Lídia Lima salientou ainda o papel da educação dos professores e das famílias na transmissão de valores e princípios que garantem a paz.

A governante encontra-se de visita à ilha de São Nicolau para se inteirar da situação das crianças e dos adolescentes na ilha e faz-se acompanhar nesta visita por responsáveis do Escritório Conjunto do UNDP, UNFPA e o UNICEF em Cabo Verde e o ICCA.

WM/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos