Ribeira Brava, 15 Set (Inforpress) – O delegado do Ministério da Educação (ME) na Ribeira Brava, Amílcar Barreto, garante estar criadas todas as condições para um “arranque normal” do ano lectivo 2023/2024, agendado para a próxima segunda-feira, 18.
Amílcar Barreto, que falava à Inforpress a propósito do ano lectivo 2023/2024, garantiu que todas as turmas estão organizadas e que a preparação metodológica também está concluída, pelo que considera que estão reunidas todas as condições para um arranque “na normalidade das aulas”.
Segundo o responsável do ME no concelho, no lugar de alguns professores que foram transferidos, foram já nomeados novos professores.
Sublinhando que, apesar do atraso na chegada de alguns professores à ilha, devido a problemas de transporte, Amílcar Barreto diz acreditar, contudo, que até segunda-feira,18, “todos os professores já estarão no concelho”.
Segundo a mesma fonte, estão a perspetivar para o arranque do novo ano lectivo um número de 1.388 alunos, sendo 991 no Ensino Básico Obrigatório, 458 no primeiro ciclo e 533 no segundo ciclo, e 327 no ensino secundário.
“Também foram feitas algumas pequenas intervenções nas escolas, sobretudo a nível da carpintaria, com a reposição de vidros nas janelas, e também pintura de algumas salas de aula”, realçou.
Amilcar Barreto anunciou ainda a retoma das obras no complexo educativo da escola Baltazar Lopes da Silva, que conforme avançou vão decorrer em paralelo com o ano lectivo, mas que “não vão interferir no normal funcionamento das aulas”.
O mesmo realçou que será mantido ainda o mesmo modelo dos anos transatos, com dois agrupamentos, sendo um com sede na Ribeira Brava e outro em Fajã e que todo o sistema de transporte escolar já está montado e tem vindo a funcionar na normalidade.
O delegado da Educação espera contar, à semelhança dos anos anteriores, com a participação e presença dos pais e encarregados de educação na escola, ao longo do ano lectivo.
WM/JMV
Inforpress/Fim