Ribeira Brava, 17 Mai (Inforpress) – Os presidentes das câmaras da Ribeira Brava e do Tarrafal defenderam hoje que a criação da empresa intermunicipal de Águas de São Nicolau vai potenciar sinergias, melhorar a eficiência e ampliar a capacidade de gestão e investimento no sector.
A ideia foi expressa à margem da formalização do acordo parassocial com a empresa Intermunicipal de Águas de São Nicolau SA – AdSN, que aconteceu no Centro Cultural Paulino Vieira, na cidade do Tarrafal.
O edil tarrafalense, José Freitas, considerou que a criação da empresa é um “grande passo que as duas autarquias estão a dar”, e vai permitir a realização de mais investimentos no sector da água na ilha.
“A criação da empresa vai nos permitir fazer outros tipos de investimentos que neste momento não estamos a conseguir fazer, como é o caso da mudança de toda a tubulação, e ter uma água de melhor qualidade, com a AdSN vamos criar um laboratório para certificar a qualidade do líquido”, destacou.
Por sua vez o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, José Martins, disse esperar que a empresa venha dar resposta a aquilo que são as necessidades em matéria de gestão de água na ilha e, sobretudo, no concelho da Ribeira Brava.
“A criação desta empresa visa também o alinhamento existente entre as políticas a nível local e nacional no sector da água e, neste caso, contamos com o forte engajamento do Governo no apoio técnico no sentido da criação da empresa”, afirmou.
A assinatura do acordo parassocial foi testemunhada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que afirmou que este é o replicar de um modelo que já tem demonstrado sucesso em Fogo, Brava, Santiago e Santo Antão.
Por isso, afirmou estar convicto que a iniciativa vai proporcionar um “forte impulso à gestão eficiente da água”, contribuindo para a sustentabilidade do sector.
WM/CP
Inforpress/Fim