Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Nicolau: Constrangimentos no transporte comprometem 2ª edição do ‘Meet Up Trekking’ – organização

Tarrafal de São Nicolau, 12 Nov (Inforpress) – O presidente da SN Turismo, Arnaldo Felisberto, considerou hoje que a falta de transporte e as elevadas tarifas têm sido “o maior constrangimento” que tem levado participantes a desistirem do ‘Meet Up Trekking’ obrigando a alterar a programação.

“O maior constrangimento tem sido a questão dos transportes, não só pela escassez de voos e de ligações de barco, mas também pelas elevadas tarifas”, concretizou o responsável, a que se juntam, prosseguiu, as alterações de escala efectuadas nas últimas semanas que fizeram com que muitas pessoas que já estavam inscritas desistissem.

Mas também, acrescentou, tais constrangimentos obrigaram a que a organização alterasse a programação, com “todos os prejuízos que isso acarreta”, contou o responsável em entrevista à Inforpress.

A segunda edição do ‘Meet Up Trekking’ arranca esta quinta-feira, 14, na Ribeira Brava, contando para já com aproximadamente 100 inscritos, segundo a mesma fonte, sendo algumas ainda dependentes da disponibilidade de transporte.

“É uma situação lamentável, quando vemos o esforço e o trabalho de um ano ser comprometido desta forma” queixou-se a mesma fonte.

Para Arnaldo Felisberto, a situação é ainda “menos compreensível” quando estão sendo feitos investimentos pelo Governo, através do Fundo do Turismo e das câmaras municipais, em colaboração com a Cooperação Luxemburguesa, no sentido de qualificar o destino.

Na qualidade de representante dos operadores turísticos da ilha exortou as autoridades e accionistas envolvidos para que haja uma “maior coordenação” para que as “acções possam ter o impacto desejado”.

No entanto, avançou que os preparativos estão a decorrer “a um bom ritmo” e até o dia do início do evento estará “tudo operacional”, mantendo-se optimista, “apesar do percalço”.

“A nossa expectativa é que seja um momento de confraternização entre os participantes e a população local, permitindo aqueles conhecer melhor a ilha e sua cultura e ao mesmo tempo que desfrutam de uma experiência memorável. É também mais uma oportunidade de promover e divulgar a ilha enquanto destino de turismo de natureza” perspectivou.

Segundo informou, 100 pessoas já estão inscritas, os participantes são “maioritariamente da Cidade da Praia”, mas conta-se ainda participantes de Portugal, Luxemburgo, Santo Antão, Sal e Boa Vista.

Contudo, nos próximos dias espera-se ter uma “maior adesão” da população local, nomeadamente de alunos das escolas secundárias.

Conforme o programa, no dia 14, consta a realização de um workshop sob o tema “Turismo de natureza em São Nicolau”, que terá lugar na esplanada Cónego Bouças, na Ribeira Brava.

Será apresentado ainda a Rede de Percursos Pedestres de São Nicolau, cujo levantamento, caracterização e sinalização vem sendo executado desde o mês de Junho, bem como a entrega de certificados aos formandos das acções de capacitação realizadas no âmbito do projecto Caminhar.

No dia 16, conforme adiantou a mesma fonte, será apresentado o protótipo da futura Feira de Artesanato de São Nicolau, bem como os resultados dos trabalhos de revitalização e inovação do artesanato que a SN Turismo vem realizando junto dos artesãos locais.

O evento conta com a presença de órgãos de comunicação social como a revista Visão, de Portugal,   e “The Traveller Magazine”, do Reino Unido, e a participação de três operadores turísticos provenientes de Portugal, Irlanda e Holanda, para além de membros do clube de Caminhadas da ‘International Federation of Popular Sports’ (IVV), no qual a SN Turismo foi, recentemente, admitido como membro.

DG/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos