São Nicolau: Comunidade de Queimadas celebra festa Nossa Senhora da Lapa e da Luz

Ribeira Brava, 08 Set (Inforpress) – A comunidade católica de Queimadas, Ribeira Brava, celebrou, hoje, com missa solene seguido de procissão, a festa da Padroeira Nossa Senhora da Luz e da Lapa, considerada a festa da Natividade da Virgem Maria, perante centenas de fiéis.

Em declarações à Inforpress, o pároco, Eliseu Lopes, afirmou que esta é uma festa que se reveste de “grande importância” para a comunidade católica, pois é celebrado o nascimento de Maria, mãe de Jesus.

“Também é um grande dia para esta comunidade, pois é o dia da paróquia, daí a sua grande importância” salientou.

Segundo Lúcio Gomes, coordenador da comissão de organização, trata-se de uma festa que tem “grande relevância” para a comunidade local e envolve todos na sua organização.

“É uma celebração que traz pessoas de todas as zonas da ilha e do estrangeiro, que já é celebrada há quase 300 anos e que é esperada com muito entusiasmo”, afirmou.

Lúcio Gomes sublinhou ainda que durante a última semana foi realizado um conjunto de actividades culturais e religiosas para comemorar a padroeira.

A igreja Matriz de Nossa Senhora da Lapa foi construída em 1745, pertence à segunda paróquia da ilha de São Nicolau abrangendo cinco comunidades tais como Queimadas, Fajã, Covoada, Estância de Brás e Carvoeiros, todos do município de Ribeira Brava.

WM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos