Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Nicolau: Câmara Municipal do Tarrafal promove marcha para assinalar Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas

Tarrafal de São Nicolau, 26 Jun (Inforpress) – O Núcleo Concelhio de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas (NCPAD) e a Escola Lucília Freitas promoveram, esta quarta-feira, no Tarrafal, uma marcha de sensibilização para assinalar o Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

A marcha teve como objectivo chamar atenção da população para a problemática do uso de álcool e outras drogas no município e, com isto, enfatizar o apelo à prevenção bem como reivindicar por respostas eficazes.

Segundo Adir Cruz, membro do NCPAD, o município do Tarrafal tem enfrentado o problema de consumo excessivo do álcool, que “tem sido um flagelo”, face ao “ número elevadíssimo” dos usuários do álcool..

“Estamos cientes desta problemática e que existe uma percentagem bastante elevada no nosso município. Um grave problema que temos aqui e que tem vindo a alastrar-se”, disse.

Explicou que muitos jovens têm enveredado por este caminho por falta de perspectivas, trazendo consequências como a perda de trabalho, agressões verbais, físicas entre outros.

Por esta razão, a sua edilidade, através deste núcleo, tem-se juntado a outras instituições para abraçar esta causa, visando sensibilizar as pessoas a “diminuir a percentagem”, ou pelo menos, minimizar o consumo do álcool e outras drogas no município do Tarrafal.

De acordo com o responsável, o Núcleo tem vindo a actuar, muito cedo, na prevenção e sensibilização junto das escolas, levando informações às crianças e adolescentes sobre o malefício do uso abusivo do álcool e outras drogas.

Questionado sobre a quem se estava a exigir uma responsabilidade de uma resposta eficaz no combate e prevenção do uso de álcool e outras drogas, Adir Cruz respondeu que “das instituições”.

Para ele, tem de se intensificar a mensagem contra o álcool e drogas nos locais públicos de venda, enfatizando a necessidade de se trabalhar desde cedo com as crianças.

Adir Cruz, além de ser vereador do pelouro da Juventude e Desporto, é atleta tendo representado a selecção de São Nicolau durante o Campeonato Nacional de Futebol.

Na qualidade de desportista, deixou uma mensagem aos jovens, segundo a qual, o “desporto não combina com álcool”, lembrando que
durante a sua carreira nunca fez uso destas substâncias.

Aproveitou a oportunidade para apelar aos jovens para não se enveredarem pelo caminho do álcool e drogas, que estes destroem a vida das pessoas, as relações familiares e outras oportunidades que podem ter.

A marcha percorreu as principais artérias da cidade, juntando-se à voz desta causa as crianças da escola Lucília Freitas a representar uma fracção da população mais vulnerável aos danos e riscos da problemática das drogas.

DG/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos