Tarrafal de São Nicolau, 29 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau iniciou hoje uma campanha de registo e desparasitação de cães e sensibilização dos donos.
Em declarações à Inforpress, a vereadora do pelouro de Saneamento e Ambiente, Dircilene Cabral, avançou que a campanha tem como objectivo “sensibilizar e educar” as pessoas para necessidade e serem responsáveis pelos seus cães.
Segundo a mesma, esta atividade enquadra-se dentro da “carta de aliança” assinada com o Movimento Civil para as Comunidades Responsáveis (MCCR).
“O objectivo principal é realizarmos castrações de animais, o que não é possível no momento, porque os técnicos dos nossos parceiros não conseguem deslocar-se à ilha, por isso estamos a apostar na sensibilização e registro dos animais”, afirmou.
Segundo a mesma fonte, para além da sensibilização e desparasitação dos animais, está a ser feito o registo com introdução de microchips e a realização do censo dos animais.
“Porque é preciso estimar o número de cães que temos no município para fornecermos aos nossos parceiros, de forma a preparar a campanha de castração que vai decorrer no primeiro semestre de 2023”, realçou.
Dircilene Cabral avançou ainda que a partir do próximo ano a edilidade vai começar a aplicar multas aos donos dos animais que forem encontrados nas ruas sem acompanhamento, daí a importância dos microchips que estão a ser utilizados.
WM/CP
Inforpress/Fim