Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Nicolau: Câmara Municipal da Ribeira Brava lamenta morte do artesão Djey de Caleijão

Cidade da Praia 22 Jun (Inforpress) – A Câmara Municipal da Ribeira Brava lamentou hoje a morte do artesão Miguel Fortes, conhecido por Djey de Caleijão, falecido no passado dia 19 na sua residência em São Nicolau.

“Djey de Caleijão era reconhecido pelos seus pares, em todo o Cabo Verde, como um artesão de elevada fineza no acabamento das suas obras que eram muito procuradas”, lê-se numa nota de imprensa enviada à Inforpress, que acrescenta que “as suas peças serviam como objectos decorativos e para fins utilitários”.

“É com imensa consternação e profundo sentido de pesar que a Câmara Municipal da Ribeira Brava recebeu a notícia do falecimento do artesão Miguel Fortes, filho deste município, que durante muitos anos, se dedicou ao artesanato, confeccionando bandejas, balaios, entre outros”, acrescenta a nota de pesar emitida pela edilidade ribeira-bravense.

De acordo com o documento, “o artista, sempre com a sua simpatia e empenho, levou o seu trabalho a diversos lugares do mundo enaltecendo assim, a nossa cultura, bem como o artesanato da ilha São Nicolau”.

A nota da autarquia reitera que Miguel Fortes deixa um legado de divulgação do artesanato cabo-verdiano, pelos eventos nacionais e internacionais por que passou, entre os quais se destaca a sua integração na delegação cabo-verdiana que participou no festival cultural de Smithsonian, realizado nos Estados Unidos, alguns anos atrás.

TC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos