Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Nicolau: Biosfera promove workshop em associativismo e economia azul a comunidades piscatórias

Tarrafal de São Nicolau, 07 Dez (Inforpress) – A Biosfera, associação para Defesa do Meio Ambiente, promoveu hoje no centro Paulino Vieira, no Tarrafal, um workshop em matéria de associativismo e economia azul dirigido a associações de pequenas aldeias piscatórias de São Nicolau.

O presidente da Biosfera, Tommy Melo, explicou à Inforpress que o objectivo deste workshop foi fortalecer as comunidades piscatórias em matéria de associativismo bem como despertar seu interesse para as oportunidades existentes a nível de crédito e criação de empregos dentro da economia azul.

Neste wokshop, os participantes tiveram a oportunidade de reforçarem o seu conhecimento e importância a nível do associativismo para se fortalecerem de forma estrutural e, consequentemente, saber como podem ter acesso a oportunidades de financiamento quer a nível nacional ou estrangeiro.

Ainda puderam alargar suas perspectivas acerca da criação dos “novos empregos de futuro” que passam pela sustentabilidade de recursos “costeiros e marinhos” e que podem gerar rendimento.

Conforme o ambientalista, muitas dessas oportunidades ainda “não estão a ser aproveitados pelos cabo-verdianos”.

O evento serviu, então, para mostrar essas oportunidades, sobretudo aos jovens para que possam tirar proveito, “sem investir muitos recursos, com retorno financeiro plausível e bastante satisfatório”.

Disse ainda que os jovens “têm muito por onde escolher” e que o “momento é agora” devendo aproveitar da nova dinâmica criada pelo Governo, do novo fluxo de turismo por que está a passar o país para criarem empregos sustentáveis.

Participaram desta formação associações das localidades de Preguiça, Carriçal e Tarrafal de São Nicolau todas elas com actividades ligadas ao mar.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos