São Nicolau: Associação comunitária tem em curso Plano de Valorização das Áreas Florestais do Parque Monte Gordo

Ribeira Brava, 14 Set (Inforpress) – A Associação Comunitária Monte Cintinha, da localidade de Cachaço, município da Ribeira Brava, em parceria com o Ministério da Agricultura e Ambiente, tem em andamento o Plano de Valorização das Áreas Florestais do Parque Natural do Monte Gordo.

O gestor Pedro Mota explicou à Inforpress que o projecto consiste na recuperação florestal do Parque Natural do Monte Gordo, através da reflorestação, mas também da criação de empregos para as famílias.

“A outra vertente do projecto é a criação de postos de trabalho para a população local”, afirmou.

Segundo o mesmo, o projecto contempla a plantação de dez mil plantas, contudo, devido à falta de alguns materiais na ilha, o processo sofreu um “pequeno atraso”.

“Já conseguimos plantar cerca de três mil plantas, para além da limpeza de árvores daninhas e a recuperação de banquetas”, sublinhou.

Pedro Mota acrescentou ainda que o projecto contempla ainda o intercâmbio entre escolas próximas do parque, de forma a instruir os alunos sobre a importância das árvores e da floresta.

Segundo o presidente da Associação Comunitária Monte Cintinha, Porfirio Mestre, o projecto já permitiu a criação de mais 65 postos de trabalho e realça a reactivação do viveiro local como um dos grandes ganhos do projecto até o momento.

O projecto está orçado em cerca de quatro mil contos e é financiado pelo “Global Environment Facility” (GEF).

WM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos