São Nicolau: Associação de Biólogos e Investigadores de Cabo Verde realiza campanha de protecção de tartarugas (c/áudio)

Tarrafal de São Nicolau, 17 Jul (Inforpress) – A Associação de Biólogos e Investigadores de Cabo Verde (ABI-CV) tem em andamento uma campanha de protecção e conservação das tartarugas marinhas em São Nicolau, projecto que está sendo implementado na ilha pela terceira vez consecutiva.

A iniciativa, levada a cabo em parceria com a autarquia tarrafalense, segundo a coordenadora do projecto TARSAN (Projecto de Protecção e Conservação das Tartarugas Marinhas em São Nicolau), Heidy Medina, tem como objectivo fazer a monitorização e conservação tanto das tartarugas marinhas como do seu habitat.

Além da monitorização, Heidy Medina disse à Inforpress que a ABI-CV tem como hábito realizar campanhas de sensibilização nas comunidades de forma a evitar a captura dessas espécies, mas que este ano devido à pandemia da covid-19 as actividades foram canceladas.

A campanha foi iniciada em Julho e até agora os biólogos e investigadores contam com a identificação de aproximadamente 900 rastos, dos quais 750 ninhos e 46 tartarugas marcadas.

Relativamente a captura dessas espécies, conforme a coordenadora do TARSAN, recentemente foram encontrados restos de tartaruga na Praia da Luz, na cidade do Tarrafal, mas não foram identificados os responsáveis pelo acto.

Heidy Medina realçou que no município do Tarrafal as principais praias de desova são Praia de Broco, Praia Grande, Barril e Baixo Rotcha, mas que tentam abranger as restantes praias nas patrulhas em parceria com a Polícia Nacional.

A Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, de acordo com a vereadora do Pelouro de Ambiente, Dircelena Cabral, no âmbito da parceria com a ABI- CV, tem a responsabilidade de colocar guardas nas principias praias de desova, fazer a limpeza de restos caso haja captura de tartarugas e ainda apoiar em actividades de sensibilização.

Além do município do Tarrafal, o controle das atividades reprodutivas das tartarugas marinhas também é realizado no Carriçal e Porto Lapa, localidades concelho da Ribeira Brava.

LS/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos