Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Nicolau: Assembleia Municipal do Tarrafal aprova orçamento retificativo de 2021

Tarrafal, São Nicolau, 15 Nov (Inforpress)- A Assembleia Municipal do Tarrafal de São Nicolau aprovou hoje, na sua segunda sessão ordinária, o orçamento rectificativo referente ao ano de 2021.

O documento foi aprovado com oito votos favoráveis do Movimento para a Democracia (MpD), cinco abstenções, sendo três do Partido Africado da Independência de Cabo Verde (PAICV) e dois do do Grupo Independente para o Desenvolvimento do Tarrafal (GRIDT).

Em entrevista à Inforpress, José Freitas, presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, salientou a importância da aprovação do orçamento rectificativo no desenvolvimento dos trabalhos da autarquia.

“Foi uma sessão bastante positiva, tendo em conta a aprovação do orçamento rectificativo e algumas verbas e investimentos, principalmente o fundo de descentralização, o que irá refletir no melhor desempenho dos nossos trabalhos”, informou.

Um outro ponto referenciado pelo presidente da Câmara do Tarrafal foi a autorização da Assembleia para a participação da Câmara do Tarrafal na Associação dos Municípios de São Nicolau.

“Também muito importante foi a autorização da Assembleia para que a Câmara participe na Associação dos Municípios de São Nicolau, juntamente com a Câmara da Ribeira Brava, o que irá trazer grandes vantagens para a ilha”, realçou.

Na declaração de voto, o líder da bancada do MpD (Movimento para a Democracia, ) Simoni Soares, disse que a bancada está ciente dos benefícios do orçamento rectificativo de 2021 para o município.

“Estamos cientes e conscientes de que o município tem grandes desafios, ou seja, não ficamos atrelados às dificuldades momentâneas e acreditamos que em termos de mobilização de recursos, a Câmara tinha de fazer novas inscrições para terminar o ano da melhor forma”, afirmou.

Simoni Soares informou ainda que o orçamento inclui eixos essenciais para a melhoria de vida da população do município.

“Esse orçamento destaca eixos importantes que têm como prioridade a população do município e é este o objetivo da nossa bancada, que é a melhoria das condições de vida da população”, reforçou.

Por sua vez, o líder da bancada do PAICV (Partido Africado da Independência de Cabo Verde), Manuel Fernandes, disse, por sua vez, que não tiveram esclarecimentos suficientes relativamente ao orçamento retificativo.

“A nossa votação foi abstenção porque não tivemos esclarecimentos e duvidamos de certas verbas, se de facto chegam à população, porque nesse orçamento de 2021 não sabemos se foi executado cinco por cento (5%) e pedir um orçamento retificativo para completar o ano económico é um pouco descabido”, salientou.

Também em declarações à Inforpress, o líder da bancada do Grupo Independente para o Desenvolvimento do Tarrafal, Elton Sequeira, destacou a necessidade de uma análise mais crítica do referido orçamento.

“A Câmara precisa identificar e quantificar as despesas pessoais e obrigatórias, porque temos deparado que a autarquia tem apresentado despesas que deveriam ser quantificadas antes, sendo assim é necessária uma análise mais crítica”, suscitou.

Além da apresentação do orçamento retificativo, os eleitos municipais também apreciaram a proposta de participação da Câmara Municipal na Associação de Municípios de São Nicolau, e ainda discussão de revisão da senha de presença.

LS/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos